AraraquaraSLIDER

Yashuda busca viabilizar convênio para melhorias no Centro Dia do Idoso

Yashuda busca viabilizar convênio para melhorias no Centro Dia do Idoso
Yashuda foi recebido pela gestora da unidade, Alaíde Bello

30AGO2017|  6:26   -  IMPRENSA CAM

O presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), esteve nessa terça-feira (29) no Centro Dia do Idoso (CDI), espaço de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, para conhecer de perto o funcionamento e as necessidades de ajustes do CDI para, com o objetivo de para melhorar os serviços ali prestados. Yashuda recebeu um ofício do Gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) informando que no escopo do Programa São Paulo Amigo do Idoso a SEDS está autorizada a celebrar convênios com as prefeituras visando a transferência de recursos destinados à reforma, adaptação ou ampliação dos Centros Dia do Idoso, bem como a aquisição de materiais de natureza permanente, inclusive para as adequações necessárias a utilização dos idosos.

Yashuda foi recebido pela gestora da unidade, Alaíde Bello. As demandas incluem a implantação de uma Academia do Idoso, mudança de local da lavanderia para ampliação da cozinha e colocação de fogão industrial. Com essa mudança, o CDI, que hoje atende 19 idosos, poderia atender 40 pessoas, demanda prevista pelo programa. Os funcionários pedem ainda, a demolição dos vestiários desativados ao lado de onde havia uma quadra, para que seja construído no local um refeitório para os funcionários.

“Outros vereadores já foram verificar essas demandas, e buscariam os recursos por meio de emendas parlamentares. Agora, vamos levar essas demandas ao Executivo com o objetivo de viabilizar convênios com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e melhorar os serviços oferecidos pelo CDI. A qualidade de vida da pessoa idosa é prioridade do governo do estado do PSDB, que vai analisar cuidadosamente a reivindicação de Araraquara”, disse Yashuda.

Centro Dia do Idoso

Atividade física, convivência, artesanato, música, aulas de informática, bingo, estimulação cognitiva, alimentação balanceada, medicação no horário correto, passeios, controle de pressão e peso, roda de conversa nos temas saúde, cotidiano e outros, além de outras atividades, em prédio adaptado às condições de mobilidade dos idosos. A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar. Ao final da tarde o idoso volta para sua casa, mantendo os vínculos familiares, evitando assim acolhimentos desnecessários. O prédio foi construído em parceria do município com o governo do estado.

Longevidade

Inaugurado em dezembro de 2014, o Centro Dia do Idoso, na Rua Mário Ybarra de Almeida, 1011, no Bairro do Carmo, tem capacidade de atendimento diário de até 40 idosos. No momento, 20 pessoas acima de 60 anos participam do grupo de trabalhos  manuais, jogos lúdicos, estimulação cognitiva e de memórias, cuidados de higiene pessoal, entre outras atividades.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *