AraraquaraSLIDER

Yashuda compara certificado recebido pela Ferroviária ao certificado ISO de Qualidade

Yashuda compara certificado recebido pela Ferroviária ao certificado ISO de Qualidade
Afirmação foi feita em evento de entrega de Certificado de Clube Formador de Atleta ao time de Araraquara

21JUL2017|  7:48 - IMPRENSA CAM 

A Ferroviária Futebol S/A é o 39º time do Brasil, entre os 669 formalmente constituídos, a receber o Certificado de Clube Formador de Atletas, entregue pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por intermédio da Federação Paulista de Futebol (FPF), para “equipes especializadas na prática desportiva de formação de jogadores”, como consta no documento, preenchendo todos os requisitos do programa. Os vereadores Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), presidente da Câmara, Edio Lopes (PT) e Thainara Faria (PT) participaram do evento, na noite de quarta-feira (19), no Auditório da Uniara.

Muitos dos grandes clubes do futebol brasileiro ainda não conseguiram se estruturar para receber o certificado. Detalhar os programas de treino e proporcionar assistência médica, educacional, psicológica e nutricional aos atletas, ter equipes adequadas de técnicos e preparadores físicos credenciados pela federação e atender ao Estatuto da Criança e do Adolescente, são apenas algumas das exigências. Uma das principais formas de proteção que os clubes brasileiros têm com a certificação é segurar seus talentos, garantindo a base, além de receber porcentagens em futuras negociações de seus ex-jogadores e ter a garantia de que um atleta entre 14 e 16 anos só pode sair mediante indenização. “Foi uma jornada de vistoria, acompanhamento, checagem, mudanças e adaptações, modernização da gestão, melhoras na infraestrutura, cuidados com a profissionalização e proteção do atleta enquanto cidadão, para dar conta das obrigações do programa”, disse o presidente da Ferroviária S/A, Carlos Salmazo, lembrando ainda que, da atual equipe, dez atletas foram formados na própria base do clube.

A Ferroviária é uma estrutura

“As exigências são pesadas e a Ferroviária está atendendo às condições do programa. A Ferroviária, hoje, não é uma equipe, é uma estrutura”, disse o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, na entrega do certificado. Ele estava acompanhado de Mauro Silva, volante da Seleção Brasileira de Futebol, tetracampeão mundial, em 1994, e vice-presidente do departamento de Integração com Atletas, da FPF. Bastos disse ainda que gosta da forma como é feito o futebol em Araraquara. “A Ferroviária precisa de um calendário nacional”, afirmou.

O vereador Jéferson Yashuda Farmacêutico parabenizou a equipe pela conquista, afirmando que ela vem sendo construída há bastante tempo, numa soma de esforços, que começou com o ex-presidente, Welson Alves Ferreira Júnior e prosseguiu com Carlos Salmazo. “Tem sido uma jornada de esforços, de um clube do interior, que ao longo de sua história faz as pessoas lembrarem de Araraquara em todos os lugares para onde se vai neste país e até fora dele. Acredito que podemos comparar esse certificado de excelência ao certificado ISO de Qualidade, voltado para a formação de atletas. Tudo isso é de um significado muito grande que nos enche de orgulho”, ponderou o presidente da Câmara.

Coletes Grená

O Prefeito Edinho Silva anunciou no evento que as crianças usarão coletes grenás, com o escudo da Ferroviária, em todas as unidades das escolinhas de esporte do município, como incentivo para que elas escolham o caminho do esporte e não o da violência ou das drogas. “A profissão que vocês escolheram exige muito como responsabilidade social”, disse o prefeito, dirigindo-se aos atletas das categorias de base da Ferroviária.

Confira as fotos no site: https://flic.kr/s/aHskZHjtyY

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *