Araraquara

Yashuda e Juliana participam do Encontro  Anual do Mesa Brasil no Sesc Araraquara

Yashuda e Juliana participam do Encontro  Anual do Mesa Brasil no Sesc Araraquara

9:02 | 2018NOV30 | IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  |

O presidente da Câmara de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), e a vereadora Juliana Damus (PP), participaram nessa quarta-feira (28) do 2º Encontro Anual do Mesa Brasil no SESC de Araraquara, onde foram recebidos pelo gerente do SESC Araraquara, Daniel Hanai, e a coordenadora do Mesa Brasil do SESC Araraquara, Regiane Aparecida da Silva Marques.  O programa conta com 26 doadores efetivos e 42 instituições sociais atendidas nos municípios de Araraquara, Américo Brasiliense, Rincão, Matão e Ibitinga. Desde o início do programa no Sesc Araraquara em março de 2017 até agora já foram arrecadadas 27 toneladas  de alimentos e 3 mil pessoas foram beneficiadas. Durante o encontro foram homenageados os parceiros do SESC no programa, doadores e instituições sociais. Houve também uma apresentação cultural da Cia Caravana Tapioca.

Mesa Brasil SESC

O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

Ações Educativas
O trabalho do Mesa Brasil SESC vai além da distribuição de alimentos. O Programa desenvolve ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer as instituições assistidas.
A dimensão educativa é um diferencial do Mesa Brasil SESC porque o Programa não valoriza a cultura do assistencialismo, mas potencializa o trabalho por meio da formação de agentes multiplicadores.

Para isso, o Programa promove atividades como cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais, bem como às empresas doadoras

Voluntariado
O desenvolvimento e o sucesso do Mesa Brasil SESC dependem diretamente da participação e adesão da comunidade. Além do envolvimento das empresas e instituições sociais, o Programa promove a prática de ações voluntárias: pessoas, motivadas pela solidariedade, doam tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada em prol do bem comum.
O Mesa Brasil SESC acredita que o voluntário é um cidadão com potencial de realizar intensas transformações sociais. Ações voluntárias em assistência social e segurança alimentar e nutricional contribuem para a qualidade de vida de grande parcela da sociedade em situação de vulnerabilidade.

Quem doa
Por intermédio do Mesa Brasil Sesc, as empresas exercitam a responsabilidade social e sensibilizam seus colaboradores para engajamento no combate ao desperdício de alimentos e redução da fome no país.
Com um trabalho de captação de parcerias, a equipe técnica sensibiliza as empresas para participarem do Programa. Elas podem disponibilizar gêneros alimentícios, perecíveis, não perecíveis e semiperecíveis, produtos de limpeza, higiene e serviços, como transporte e pessoal de apoio. Assim, os doadores exercitam a responsabilidade social por meio de ações que reduzem o desperdício de alimentos no Brasil.

Quem recebe
O Mesa Brasil SESC atende prioritariamente pessoas assistidas por entidades sociais em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
O Programa está ampliando sua atuação através do atendimento a famílias e comunidades em situação de extrema pobreza. São pessoas que não estão inseridas em programas de proteção social e que são atendidas pelo Mesa Brasil SESC sob a mediação de uma entidade responsável pelo cadastro, monitoramento e distribuição dos alimentos.
O Mesa Brasil SESC também atende, em caráter emergencial, populações vítimas de enchentes e alagamentos. Com um trabalho de logística humanitária, o Programa arrecada e distribui donativos para desabrigados e desalojados em todo o país.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *