Araraquara

Yashuda faz indicação para implantação do Ludo Escola na rede municipal de ensino

Yashuda faz indicação para implantação do Ludo Escola na rede municipal de ensino

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

O Ludo Escola é uma plataforma de aprendizado colaborativo totalmente gratuita

IDN – Interior – Araraquara

Considerando o fechamento das escolas da rede municipal de ensino em decorrência da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, o vereador Jéferson Yashuda (PSDB) apresentou a Indicação n 1827/2020 para que a Prefeitura avalie junto à Secretaria Municipal de Educação a implantação do Ludo Educativo, uma plataforma de aprendizado colaborativo totalmente gratuita, visando adotar novas tecnologias digitais para a manutenção e ampliação do ensino remoto em Araraquara neste período de isolamento social.

Criada pelo grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, um projeto de extensão universitária do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), em parceria com a Aptor Software, a plataforma de ensino à distância Ludo Escola busca auxiliar alunos e professores do ensino fundamental e médio.

Yashuda explica que “o diretor do CDMF, Elson Longo, Professor Emérito da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entrou em contato com meu Gabinete colocando à disposição da rede de ensino municipal de Araraquara a plataforma Ludo Escola de forma totalmente gratuita”.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amaro à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UNESP, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

O Ludo Escola permite ao usuário ter acesso a cursos das mais diversas áreas de conhecimento e o professor pode interagir diariamente com o aluno e avaliá-lo com questões por ele elaboradas. O professor pode cadastrar seus próprios cursos e criar salas – uma inovação para professores que desejam ter o apoio de uma ferramenta educacional adaptada para suas necessidades específicas.

A plataforma produz relatórios detalhados de cada curso e sala criados pelo usuário, sendo possível fazer o acompanhamento de desempenho em diversos níveis. Um professor pode, por exemplo, saber o desempenho geral dos usuários em um curso específico que criou, além de acompanhar alunos de uma sala específica ou monitorar o comportamento dos usuários ao responder uma pergunta. Desta forma, permite ao usuário que refine seu próprio conteúdo, criando uma experiência de aprendizado cada vez mais aprimorada.

A equipe do Ludo Educativo disponibiliza manuais para professores e alunos e mantém contínua interação com os professores que utilizam a plataforma, com revisões periódicas de conteúdo.

Os professores poderão ter acesso à plataforma Ludo Escola fazendo um cadastrado no Ludo Educativo (www.ludoeducativo.com.br ). Assim, terá acesso à plataforma Ludo Escola, tendo acesso às interfaces de aluno e de professor.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *