Brasil

Zaghete destaca resultados de cooperação internacional do CDMF

Zaghete destaca resultados de cooperação internacional do CDMF
Coordenadora de Pesquisa do CDMF,  Zaghete enfatiza o artigo Chiromagnetic nanoparticles and gel, publicado nessa…

24JAN2018|  7:01 - José Angelo Santilli   - Foto:  © José Angelo Santilli

A Prof. Dra. Maria Aparecida Zaghete Bertochi, docente do Instituto de Química da Unesp, Câmpus de Araraquara, destaca a relevância de pesquisas desenvolvidas por meio de projetos de cooperação internacional no âmbito do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP.

Coordenadora de Pesquisa do CDMF,  Zaghete enfatiza o artigo Chiromagnetic nanoparticles and gel, publicado nessa quinta-feira (18/01) pela revista Science, resultado de uma colaboração internacional iniciada há três anos que reúne pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e University of Michigan, nos Estados Unidos, por meio dos grupos liderados por André Farias de Moura e Nicholas Kotov, respectivamente. Moura é pesquisador do CDMF.

“A publicação do artigo na Science, uma das revistas acadêmicas mais prestigiadas do mundo, traz o reflexo e o reconhecimento do esforço dos pesquisadores do CDMF para desenvolver ciência de alta qualidade que, para tanto, tem promovido a cooperação internacional com universidades e centros de pesquisas renomados”, disse.

Como destaca o prof. André, parte essencial desta pesquisa foi desenvolvida na UFSCAR e envolve a modelagem que permite detalhar as ligações moleculares assim como nos dá ideia precisa do comportamento da estrutura e dos elétrons quando absorvem luz. “O estudo teórico e a modelagem é um das áreas de pesquisa que o CDMF tem investido fortemente, pois quando se trata de materiais nanométricos conhecer a energia envolvida na formação dos clusters é indispensável para se chegar a resultados inéditos e reprodutíveis como os agora publicados”, comenta.

A coordenadora de Pesquisa do CDMF explica que este estudo de compostos cerâmicos magnéticos e moléculas orgânicas quirais (uma molécula ou objeto é quiral quando não pode ser sobreposto à sua imagem especular) abre um vasto campo de aplicações futuras como, por exemplo, em conexões entre fibras óticas, displays 3D e também abre novo campo de pesquisa na busca outros materiais com comportamento semelhante. “Parabenizamos ao professor Andre pela brilhante conquista”, finaliza.

O artigo Chiromagnetic nanoparticles and gels (doi: 10.1126/science.aao7172), de Jihyeon Yeom, Uallisson S. Santos, Mahshid Chekini, Minjeong Cha, André F. de Moura e Nicholas A. Kotov, está publicado emhttp://science.sciencemag.org/content/359/6373/309.

Veja notícia sobre o artigo na Agência Fapesp:

http://agencia.fapesp.br/novo_passo_em_busca_de_um_material_invisivel/27019/

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *