Brasil

Nanoarte é exposta na biblioteca da USP São Carlos

Nanoarte é exposta na biblioteca da USP São Carlos
Imagens são feitas em microscópio e coloridas pelos técnicos e pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)

23NOV2016| 10:13
 José Angelo Santilli

A exposição Nanoarte, uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), está aberta ao público na Biblioteca do campus II da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. Intitulada “Nanoarte: do início às cores”, a mostra tem o objetivo de exibir trabalhos que já faziam parte do acervo da USP, doado pelo CDMF, e apresentar novas obras.

Desenvolvida por técnicos administrativos e pesquisadores do CDMF na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Nanoarte mistura ciência e conceitos artísticos em figuras que surgem a partir de imagens feitas em um microscópio eletrônico de varredura (MEV) e são coloridas no Photoshop. Essas imagens captadas no microscópio são feitas com os materiais estudados pelos alunos de graduação e pós-graduação do CDMF, como prata, ouro e outros compostos sintetizados no laboratório.

Ricardo Tranquilin e Rorivaldo Camargo são os idealizadores do projeto e principais autores das imagens. A Nanoarte já esteve em diversas cidades do Brasil e do mundo, como São Carlos (SP), Araraquara (SP), Franca (SP), Natal (RN), Tatuí (SP), Nova Iorque (EUA), San Sebastian (Espanha), Castellón (Espanha) e Tel Aviv (Israel). No fim de 2014, a exposição esteve ainda no terceiro Festival Internacional de NanoArt, na Romênia.

A exposição faz parte da programação da 3ª Festa do Livro e da 19ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP e ocorrerá na Biblioteca do campus II de 24/10 a 25/11/2016 – de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no link: http://biblioteca.puspsc.usp.br/?p=2600.

Sobre o CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Crédito imagem: Divulgação/CDMF

Informações

Fernanda Vilela – Assessora de Comunicação e Imprensa do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *