AraraquaraSLIDER

Estação Ferroviária de Bueno de Andrada está rachando ao meio

Estação Ferroviária de Bueno de Andrada está rachando ao meio
Procuradoria da República foi notificada do descaso com o patrimônio público municipal

08MAR2017| 8:45
Théo Bratfisch

A Estação Ferroviária de Bueno de Andrada, datada de 1898, está com rachaduras na parede central que sustenta o prédio e atinge o pilar central de sustentação, dentre outros problemas, o forro está caindo e o telhado desmanchando. No local, funciona aos finais de semana a loja de produtos artesanais produzidos na comunidade local e ponto de internet para todos. As rachaduras estão com cerca de dois centímetros de espaçamento. Pelo local passa constantemente trens de carga que a cada dia sacodem a estrutura que faz cair pedaços de reboque das paredes.

O Presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, Théo Bratfisch, notificou nesta terça-feira (7), o Ministério Público Federal – MPF, sobre o descaso com o patrimônio histórico-cultural e arquitetônico no distrito paulista de Bueno de Andrada em Araraquara. Pela sua relevância, o patrimônio está relacionado em inquérito civil público que determina que sejam tomadas medidas protetivas à nível municipal, estadual e federal. Com relação a casa anexa da estação ferroviária, necessita que sejam tomadas medidas urgentes de conservação, apontadas em relatório do MPF, com a simples poda de árvores que estão entupindo as calhas e deteriorando o telhado que poderá cair a qualquer momento. A Secretaria Municipal de Cultura possui uma cópia do relatório que descreve o que deve ser feito a contento da preservação.

Uma verba federal que seria destinada para reforma do local, através de emenda parlamentar federal, nunca chegou e o projeto municipal está incipiente pelo fato que deixou de contemplar a casa anexa que faz parte do mesmo prédio. ‘Não por falta de aviso, estamos amargando os últimos oito anos perdidos para o Turismo e em 2017 o recurso estadual como município de interesse turístico não chegou por incompetência e má fé da gestão municipal anterior’, lamenta, Bratfisch, e relembra que o Plano Diretor de Turismo, foi aprovado pela Câmara Municipal de Araraquara em 2016, sem audiência pública e sem que os vereadores tivessem lido o conteúdo do referido documento antes de aprovar em lei municipal.

No detalhe, rachaduras com cerca de dois centímetros.

Rachaduras na coluna central interna da Estação de Bueno de Andrada.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *