Educação & Cultura

3 de julho: Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Uniara aborda a questão e leva reflexão à sociedade


Este domingo, dia 3 de julho, é marcado como o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB da Universidade de Araraquara – Uniara, Edmundo Alves de Oliveira, aborda a questão e leva reflexão à sociedade.

“No Brasil, o racismo sempre existiu e continua existindo, e o importante é que temos a consciência de que existe, pois essa ideia de que todos são irmãos, iguais, é bonita, mas mascara, na verdade, esses preconceitos e essas discriminações. Temos o racismo evidente, da pessoa racista, que discrimina, odeia e diz isso claramente, e temos o racismo estrutural, no qual as pessoas, até inconscientemente, acabam cometendo racismo”, explica Oliveira.

Como exemplo, ele menciona que, recentemente, “tivemos um problema em um programa de televisão no qual ‘sem querer’, inconscientemente, a apresentadora colocou uma convidada para servir os participantes da atração por ser negra”. “Isso ficou claramente exposto e, dessa forma, precisamos ter ações de todos, não adianta dizer somente que não é racista, mas é preciso ser antirracista”, declara.

O coordenador lembra que o NEAB tem uma parceria com a Academia Araraquarense de Letras e a Prefeitura para criar uma ação antirracista, “que começará por uma cartilha”. “Foi uma iniciativa da Academia, presidida pelo professor Fernando Passos, que nos convidou para participarmos, e também conseguiu o apoio da Prefeitura para desenvolvermos essa ação, que envolve também a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo”, destaca Oliveira.

NEAB

“A Uniara é uma das poucas universidades particulares que contam com um Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, mostrando o quanto a instituição está na vanguarda dessa discussão. Fazemos encontros e estudos sobre questões raciais, porém, devido à pandemia de coronavírus – Covid-19, diminuímos a frequência de atividades, entretanto, agora que as coisas estão se normalizando, a ideia é também retomarmos o ritmo”, finaliza Oliveira.

O NEAB é aberto à comunidade acadêmica e a quem mais tenha interesse no tema. Mais informações sobre o Núcleo podem ser obtidas no endereço (16) 3301-7173.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *