Araraquara

5 de fevereiro: Dia Nacional da Mamografia

5 de fevereiro: Dia Nacional da Mamografia

| IDNews |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

Professora de Enfermagem da Uniara ressalta a importância do exame

IDN/Interior/Araraquara

Nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia. A professora do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Mariana Lopes Borges, fala sobre importância do “exame de imagem que detecta, por meio da radiação, alterações mamárias”.

“Esse exame não faz diagnóstico do câncer de mama, mas aponta as alterações precoces no local e, segundo preconizado pelo Ministério da Saúde, é realizado em mulheres a partir dos quarenta anos. O rastreamento do câncer de mama é feito em mulheres com faixa etária entre cinquenta e 69 anos, e com fatores de risco para a doença”, explica.

O exame não é doloroso, de acordo com a docente, “mas é desconfortável”. “Infelizmente ainda não temos um equipamento tecnológico que reduza esse incômodo. O aprimoramento de novas tecnologias para o avanço da forma como é realizado está ainda em fase de estudo. No entanto, o benefício para a mulher, ao realizá-lo, é maior do que o risco dos desdobramentos desconfortáveis”, salienta.

Mariana menciona que, “segundo a estimativa mais recente do Instituto Nacional de Câncer – INCA (2018), são esperados 59.700 novos casos de câncer de mama em mulheres no Brasil”. “Já pela estimativa da Organização Mundial da Saúde – OMS, haverá cerca de 8,8 milhões de novos casos anualmente, dentre eles, de câncer mamário”, completa.

Já o autoexame da mama “é importante, pois proporciona o autoconhecimento das mulheres em relação ao seu corpo e, consequentemente, a percepção de alterações sugestivas de complicações mamárias”. “O site do Ministério da Saúde – http://saude.gov.br – traz os passos para a realização do autoexame”, diz a professora.

Buscar orientações baseadas em evidências científicas com profissionais de saúde capacitados para esclarecer dúvidas da população é uma recomendação da docente. “A atenção primária à saúde – postos de saúde – tem por princípio a prevenção de doenças e promoção da saúde, com profissionais engajados nesse objetivo, por meio dos grupos de orientações e consultas médicas e de enfermagem”, ressalta.

Para alertar a população sobre a importância da mamografia, são necessários, segundo Mariana, “os conhecimentos sobre o próprio corpo, dos fatores de risco e, consequentemente, dos meios para preveni-los”. “É preciso manter uma vida com hábitos saudáveis na alimentação, atividade física frequente e buscar um estado de saúde mental e espiritual mais equilibrado e harmonioso com o meio em que vive, visando assim à melhor qualidade de vida. O exame pode ser um aliado importante para detecção precoce do câncer de mama e, dessa forma, prevenir o adoecimento de mulheres por meio da neoplasia e seus desdobramentos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *