Gastronomia & Saúde

6 truques para corrigir o excesso de sal da comida

 

Mão pesada no sal? Veja aqui como solucionar


Quem cozinha diariamente sabe o quão frustrante é provar a comida e perceber que ela está muito salgada. E quando a comida já está servida e temos convidados em casa? É o fim!

Se você deu azar de salgar a comida, o melhor mesmo é ter paciência e aplicar alguns truques para tentar solucionar a situação. De acordo com o site Pure Wow, existem algumas estratégias para tirar o sal em excesso da comida e uma delas, como não poderia deixar de ser, é recorrer à água. Se for uma comida com molho, tente diluir o sal adicionando água fria aos poucos para que não fique em excesso e estrague a textura dos alimentos que estão sendo cozidos.

Para quem receia que a água acabe tirando os demais sabores, adicione uma fonte de gordura (como abacate, leite de coco, creme de leite ou ricotta).

Apostar nos alimentos mais ácidos – suco de limão, mostarda dijon, vinagre, etc. – ou recorrer a alimentos com o efeito esponja também resulta. Nesta última alternativa, o segredo está em usar quinoa, batata, arroz, couscous ou massa para que consigam absorver o máximo de sal. Estes alimentos devem ficar alguns minutos na panela e depois serem removidos.

Nos casos mais extremos – ou mais desesperados -, usar açúcar, mel ou algum tipo de pimenta intensa também pode resultar em casos de guisado, estufado ou assados, por exemplo.

Se o sal em excesso for aplicado na carne, no peixe ou numa proteína vegetal antes de ser cozinhada, dar um banho no alimento ajuda a tirar o excesso. Vale sempre ressaltar que o consumo diário de sal não deve exceder os cinco gramas por dia.

| IDNews® |Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *