Brasil

CDMF firma parceria com pesquisadoras da Unifesp

| IDNews |José Angelo Santilli

Atuação conjunta visa bioprospecção de produtos e tecnologias oriundos da biodiversidade brasileira

IDN/Pesquisas

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) recebeu a visita de Tatiana Martelli Mazzo, Anna Rafaela Cavalcante Braga e Veridiana Vera de Roso, professoras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista.

Em reunião com Elson Longo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e  Diretor do CDMF, junto a Marcelo de Assis, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar, as professoras firmaram parceria para estabelecer um programa de cooperação científica em temas relacionados à bioprospecção de produtos e tecnologias oriundos da biodiversidade brasileira.

O CDMF irá colaborar com a caracterização de pigmentos naturais nanoencapsulados para aplicação na indústria de alimentos. A cooperação também se dará em estudos de caracterização de materiais compósitos feitos de biosilica extraída de organismos marinhos, como por exemplo esponjas e microalgas diatomáceas, funcionalizadas com nanopartículas de óxidos semicondutores para aplicação na engenharia de tecido ósseo, células solares e fotocatálise.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *