Araraquara

Secretária da Saúde fornece detalhes sobre capacete ‘elmo’ 

Secretária da Saúde fornece detalhes sobre capacete ‘elmo’ 

Vereadora Luna Meyer  havia protocolado requerimento para entender melhor a utilização do equipamento


No dia 26 de março, a vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou um requerimento para melhor entender a utilização do capacete “elmo”, equipamento que, segundo pesquisas, reduz em até 60% o número de pacientes com quadro agravado da Covid-19, desafogando leitos de UTI, evitando efeitos da sedação a longo prazo e reduzindo custos com medicamentos que prolongam o período de recuperação.

Durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara, na Tribuna Popular, ao ser questionada pela parlamentar, a secretária da Saúde, Eliana Honain, declarou que foram adquiridos 25 capacetes, através de doações, não havendo necessidade de outros mais.

“Fiquei imensamente feliz em saber que o ‘elmo’ já estava sendo utilizado por aqui. Essa pandemia precisa ser tratada com seriedade. Para entender melhor a questão, achei por bem protocolar tal requerimento”, justificou Luna.

Em resposta, Eliana informou que os capacetes “elmo” foram doados à Secretaria, nos dias 7 e 8 de março, e foram imediatamente disponibilizados para o Hospital de Campanha da Covid-19. “Os referidos capacetes estão sendo usados por cinco fisioterapeutas treinados para seu uso no referido hospital. Eles foram doados pela ONG ‘Monitora Saúde’, viabilizados através da vereadora Fabi Virgílio e entregues ao Hospital de Campanha”, detalha a chefe da pasta.

“Quanto à eficácia dos capacetes, não temos estatísticas que a comprovem. A Secretaria da Saúde, neste momento, não precisa de doação de nenhum item. Sugerimos que seja feito contato com a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara questionando sobre possíveis doações”, finaliza a secretária.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *