Araraquara

Resumo da Câmara Municipal de Aararaquara, (22-23)

Resumo da Câmara Municipal de Aararaquara,  (22-23)
Movimentação dos vereadores nesta semana

24MAR2017| 12:05 – Imprensa CAM

Em visita ao Posto de Saúde do Jardim Brasil, Gerson da Farmácia encaminha reivindicações de funcionários e usuários

O presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social da Câmara de Araraquara, Gerson da Farmácia (PMDB) visitou, nesta quinta-feira (23), a Estratégia de Saúde (ESF) “Doutor Syrthes de Lorenzo”, localizada no Jardim Brasil, região Leste da cidade. O parlamentar foi recebido pelo doutor Phelipe Calixto, médico da unidade.

Durante a passagem pela unidade, o parlamentar conversou com funcionários e usuários para saber sobre o atendimento que é realizado e se colocou à disposição. A unidade atende cerca de 800 pessoas ao mês, somente em consultas médicas, divididas em duas equipes de Saúde da Família.

“Nosso objetivo com essas visitas é nos colocar à disposição de vocês, para que possamos destravar as diferentes demandas que aparecem no sistema público de Saúde”, explicou o vereador.

Já Phelipe Calixto, afirmou que é importante ter uma presença maior da Câmara conferindo o andamento e funcionamento das unidades de Saúde, podendo ser aliada na solução de problemas para a comunidade.

“Nosso trabalho tem uma vertente comunitária, próxima da realidade da população e sempre precisamos de pessoas que ajudem o próximo com o mesmo amor que nós cuidamos”, afirmou o médico da unidade.

Tabagismo

Um dos projetos trabalhados pelos profissionais que atuam na unidade de Saúde do Jardim Brasil é relacionado ao tratamento do tabagismo. Com uma equipe especializada no tema, são oferecidas sensibilizações, tratamentos e até medicamentos para o combate ao consumo de fumo.

De acordo com Calixto, de 60 a 80% das pessoas que participam do projeto deixam de fumar. Ainda de acordo com a explicação, o projeto já funciona a cerca de dois anos e todas as unidades de Saúde de Araraquara podem oferecer encaminhamento para o tratamento.
Fotos: https://flic.kr/s/aHskWtY9Go

Vereadores buscam atividades esportivas para a Praça do Faveral

Os vereadores Thainara Faria (PT) e Roger Mendes (PP) se reuniram, nesta quarta-feira (22), com o coordenador executivo de Esportes e Lazer, André Talora, para verificar a possibilidade de organizar atividades esportivas na Praça do Faveral, a fim de levar a comunidade para o espaço e afastar usuários de drogas que destroem o patrimônio público.

“Com a participação da população a praça se tornará um espaço mais seguro e o projeto da geladeira comunitária poderá ter continuidade”, destacou Mendes, relembrando o caso de violência ocorrido na praça, quando dois moradores de rua foram agredidos por usuários de drogas.

Talora apontou a possibilidade de remanejar um profissional do projeto “Saúde nas Praças” para realizar ali aulas de zumba e ginástica para a população.

Para Thainara, além de beneficiar os moradores da região, a iniciativa irá auxiliar na preservação da estrutura física do local, “isso vai solucionar os problemas de violência e vandalismo por aqui”.

Os vereadores irão acompanhar a implantação do projeto e os resultados futuros, a fim de verificar as repercussões da medida na rotina da praça, dos comerciantes e moradores. Se atingir o objetivo esperado, a iniciativa poderá ser levada a outros pontos que apresentam os mesmos problemas.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskWsFaCS

Rafael de Angeli discute demandas do trânsito com CTA

Em reunião com o diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Nilson Carneiro, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) levou diversas demandas da população referentes ao trânsito da cidade na tarde da última segunda-feira (20).

Entre os principais questionamentos, está a necessidade de semáforos em alguns cruzamentos da cidade, como o da Avenida 7 de Setembro com a Rua Voluntários da Pátria (5). “Um semáforo custa entre 28 e 30 mil reais e temos nossa mão de obra aqui. Vamos ver as prioridades e tentar resolver o quanto antes. Já estamos estudando o da 7 de Setembro. Vamos efetuar também a troca das lâmpadas dos semáforos de incandescentes para as de LED”, explicou Carneiro.

Angeli também lembrou a necessidade de estudos para a instalação de semáforos com dispositivo de acionamento na lombofaixa localizada na Via Expressa, em frente ao Poupatempo, onde o fluxo, principalmente de estudantes e à noite, é muito grande. Para o diretor, o caminho seria buscar parcerias com os comerciantes da proximidade.

O vereador sugeriu redutores de velocidade em alguns locais, como na Rua Voluntários da Pátria, entre as avenidas Antônio de Pádua Corrêa e Vereador Francisco Pedro Monteiro da Silva, e em toda a extensão da Avenida Augusto Munhoz Perez, no bairro Santa Júlia, considerando que veículos trafegam em alta velocidade, podendo ocasionar acidentes. “Precisamos ver se tem algo que justifique a instalação, como escola ou hospital. Vamos estudar e acredito que entre 60 e 90 dias podemos executar os pedidos de lombadas, de acordo com os recursos. Vamos enviar a carta-convite, pois estamos com nossa equipe nas demandas de tapa-buracos”, afirmou o diretor.

Também foi indicada por Angeli a necessidade de realização de estudos para melhorias na sinalização do cruzamento entre a Rua Pedro José Laroca e a Avenida Engenheiro Domingos Ferrari Junior, no Parque Residencial Iguatemi. De acordo com Carneiro, “é possível executarmos logo, em até uma semana, a pintura no referido cruzamento”.

Sobre tornar sentido único a Avenida Cristóvão Colombo, da Rua Major Carvalho Filho até a Via Expressa, o diretor sugeriu que o vereador fizesse uma indicação ao Executivo.

Solicitação semelhante foi feita sobre a mudança de direção da Avenida Queiroz Filho, próximo ao Colégio Anglo, em outubro. Moradores não estão de acordo e protocolaram reclamação. O parlamentar questionou a possibilidade de voltar à configuração anterior.

Angeli também citou as vagas para idosos em locais inadequados, com árvores, postes e calçadas mal conservadas. Carneiro pediu que o vereador indicasse todas essas vagas para “podermos colocar a equipe para avaliar e resolver a questão”.

Na Rua Atílio Biscari com a Avenida Ermelino Magnani, outro problema: os ônibus precisam fazer manobra para seguir o percurso. “Vou ver isso logo, ainda esta semana avaliaremos essa situação”, respondeu Carneiro.

O parlamentar também falou da possibilidade de ampliação do Projeto Parada Segura para todos os passageiros, principalmente crianças, jovens e idosos, o que será analisado pelo diretor.

Outro ponto discutido foi o passe livre para idosos a partir dos 60 anos. Carneiro lembrou que o edital do convênio prevê 65 anos. “Atualmente, deficientes também não pagam e temos meia passagem para os estudantes. Precisamos mudar o contrato ou arcaríamos com isso. Podemos estudar a municipalização do CIDE (Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico) do imposto dos postos de combustíveis”, sugeriu.

Angeli afirmou que muitas demandas chegam diariamente ao gabinete, principalmente relacionadas ao trânsito. “Ter a oportunidade de levar as mais urgentes ao Nilson Carneiro e discuti-las faz o nosso mandato mais participativo e ativo. Estamos trabalhando bastante para que tudo seja feito com a máxima transparência. A conversa foi esclarecedora e produtiva. O diretor já atendeu várias das nossas solicitações e se prontificou a estudar e a viabilizar várias outras”, destacou.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskWzAdU8

Projeto de Rafael de Angeli cria Dia Municipal de Doação do Leite Humano

As diretrizes mundiais de saúde são inequívocas: o aleitamento materno é fundamental tanto para as mães quanto para os bebês, reduzindo a mortalidade neonatal, os riscos de hemorragia uterina e fortalecendo o vínculo afetivo entre mãe e filho. A importância da amamentação é lembrada internacionalmente no dia 19 de maio, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Em breve, nossa cidade se engajará nas comemorações mundiais. Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (21), foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB) que institui o Dia Municipal de Doação do Leite Humano, a ser comemorado na data internacional.

O parlamentar explica que “a ideia é fomentar a doação de leite humano ao posto de coleta da Gota de Leite”. Angeli inspirou-se em uma matéria publicada no portal da Prefeitura no mês de fevereiro. “Ela informava que a necessidade de leite é grande, pois os estoques da cidade estão muito baixos”, recorda. No texto, a nutricionista Natalya de Souza Borges, da Gota de Leite, pontuava: “O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê, por isso é importante para todos os recém-nascidos, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe”. Ela acrescentava que bebês que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação têm mais chances de se recuperarem e de terem uma vida mais saudável.

Angeli aponta que a doação “é um gesto simples, que pode ser realizado, potencialmente, por qualquer mulher que esteja amamentando, contanto que seja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira na amamentação e na doação. De acordo com a nutricionista, um litro de leite humano pode alimentar até dez bebês internados por dia. Além disso, a mulher em fase de amamentação pode doar leite humano sempre que quiser, pois, quanto mais a mama é estimulada, mais leite ela será capaz de produzir”.

Como doar

O leite que chega ao Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite é destinado às crianças da UTI Neonatal da Gota e do Hospital São Paulo. São priorizados os bebês prematuros e os que estão abaixo do peso e não sugam as mamas voluntariamente. O leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto antes de ser ofertado a uma criança.

A primeira doação deve ser previamente agendada com a equipe do Posto de Coleta na Gota de Leite, localizada na Rua Carlos Gomes, 1.610, no Centro. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com horários pré-agendados para triagem e doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-1530.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *