Brasil

Volta às aulas pede lanches saudáveis 

Volta às aulas pede lanches saudáveis
   Com criatividade e planejamento é possível preparar uma alimentação saborosa e que faz bem à saúde

10:42|FERNANDA CHIOSSI |2018JUL20| 

A rotina de quem tem filhos pequenos é sempre atribulada e, com o fim das férias, entre as muitas tarefas, os pais voltam a se preocupar com o preparo do lanche que será levado para a escola. Não é fácil montar uma lancheira que agrade à criançada, especialmente diante da concorrência com petiscos, salgadinhos, biscoitos e outros alimentos disponíveis nos supermercados e na própria cantina escolar.

Para Lucas Teles de Andrade, professor de gastronomia do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, estimular e incentivar o hábito alimentar saudável entre as crianças é um desafio constante, ainda mais quando os coleguinhas não seguem a mesma linha e consomem salgadinhos e sucos industrializados no recreio, por exemplo.

 “Para uma boa alimentação, é preciso saber escolher os ingredientes, se adaptar aos novos sabores, ler rótulos e conhecer os componentes dos produtos, mas isso nem sempre é fácil”, ressalta Lucas. O professor incentiva os pais a evitarem os alimentos industrializados na lancheira, itens que possuem alto índice de sódio e açúcares, e substituir refrigerantes e sucos industrializados por sucos naturais, chás ou água. Os alimentos liberados são aqueles que contêm baixos teores de gordura, ricos em ferro, proteínas, cereais e frutas.

Com criatividade e planejamento, é possível elaborar um cardápio e adaptar o que será consumido ao longo da semana. “Além de economizar tempo e dinheiro, é uma boa forma de apostar na variedade dos alimentos a serem incluídos nas refeições. Essa prática lança aos pais o desafio de criar pratos adequados sob o ponto de vista nutricional e os estimula a desenvolver uma atividade culinária”, destaca Lucas.

E, para evitar que os alimentos percam textura e sabor, Lucas indica o uso de lancheiras térmicas. Há, inclusive, alguns modelos com repartições para separar os alimentos quentes dos frios, impedindo as variações de calor e evitando que o lanche estrague e comprometa a refeição dos pequenos.

Confira algumas opções de lanches saudáveis:

– Opção 1: tomate-cereja, pão de queijo caseiro, ovinhos de codorna e chá natural.

– Opção 2: melão e mamão picados em cubinhos, bolo de cenoura, iogurte natural e água mineral.

– Opção 3: palitinhos de cenoura crua, pão de forma integral com queijo branco e suco de maracujá natural.

 – Opção 4: banana, cereais, mel e água de coco.

Ações em escolas incentivam crianças a ter alimentação saudável

Em Águas de São Pedro, os alunos da rede pública de ensino são estimulados, por meio de aulas de culinária, a prepararem suas próprias refeições saudáveis. A iniciativa faz parte do projeto de extensão universitária Oficina de Hospitalidade, promovido pelo Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro e realizado por alunos dos cursos da área de gastronomia, sob a coordenação de professores. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Educação do município.

Nelson Gomes Neto, hoje graduado em Tecnologia em Gastronomia, foi um dos alunos voluntários do projeto em 2017. Nessa edição, cerca de 120 crianças de 1 a 3 anos de idade, da escola municipal Maria Luiza Fornasier Franzim, participaram das aulas. “Em um ano de atividade, pude colocar em prática o que aprendi em sala de aula. Elaborei e planejei um cardápio, fiz listas de compras e apresentei o alimento aos pequenos. Realizei aulas de análise sensorial de diferentes tipos de bananas e maças, ensinei receitas de panqueca de couve, pão de queijo caseiro, entre outras”, conta Nelson.

Para que os bons hábitos alimentares sejam realmente enraizados o projeto chega também aos pais. “Durante as aulas, reforçamos com a família a importância da alimentação saudável por meio de um cardápio variado e que contempla os nutrientes vitais para o desenvolvimento da criança”, explica Fábio Stocco, coordenador do projeto. Neste ano, as aulas estão sendo ofertadas para as crianças de 6 a 8 anos.

Serviço:

Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro

 Pq. Dr. Octávio de Moura Andrade, s/n – Centro

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/universitariosaguas

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *