Araraquara

Projeto ‘Cãoterapia’ avança e será implantado na Apae

Projeto ‘Cãoterapia’ avança e será implantado na Apae

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

Iniciativa do projeto é da vereadora Juliana Damus

IDN/Interior/Araraquara

 

Na sexta-feira (12), a vereadora Juliana Damus (Progressistas) se reuniu com a coordenadora técnica e pedagógica da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araraquara, Adriana Biasiolo, a diretora da Apae, Lígia Celante, e a coordenadora de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Joice Nogueira Calera, para acertar os detalhes da implantação, na unidade, da Terapia Assistida por Animais, conhecida como Cãoterapia.

A vereadora se espelhou no trabalho desenvolvido pela Apae de Matão, onde a terapia assistida com cães trabalha o desenvolvimento motor e mental dos pacientes. Em Araraquara, a entidade será a primeira a receber o projeto, que será realizado em parceira com voluntários e funcionários da pasta de saúde.

Até então, só restava definir os responsáveis pelo acompanhamento fisioterapêutico e psicológico, já que a contratação do adestrador está acertada. Mas Adriana Biasiolo assegurou que viabilizará os profissionais. “Apesar de o nosso quadro de funcionários estar um pouco limitado em relação a horários vagos, podemos nos organizar para ceder uma fisioterapeuta e uma psicóloga. É um projeto interessante, pois é gostoso de ver essa interação entre os animais e as crianças com deficiência”, disse.

“Como já temos o adestrador e os cães, a disponibilidade de profissionais acelera a implantação da iniciativa. O próximo passo é discutir a operacionalização”, pontuou a coordenadora de gestão, agradecendo a vereadora e a colaboração da Apae. De acordo com ela, as aulas seriam realizadas duas vezes por semana, durante uma hora.

“Fico feliz em ver o andamento do projeto. A Apae será a pioneira na cidade, mas buscaremos expandir o projeto para outras entidades. É algo que ajuda no desenvolvimento dos pacientes. Essa terapia trará mais qualidade de vida para as crianças”, frisou Juliana Damus.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *