Araraquara

Pessoas e instituições são destacadas em leis sancionadas na Prefeitura

Pessoas e instituições são destacadas em leis sancionadas na Prefeitura

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara | Wagner Luiz

Figuras emblemáticas e policiais femininas foram o ponto alto da cerimônia

IDN/Interior/Araraquara

A sala de reuniões da Prefeitura foi tomada por autoridades, convidados e familiares, na quinta-feira (12), na cerimônia em que o prefeito Edinho Silva (PT) sancionou projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal.

O primeiro deles, de autoria do presidente da Câmara, vereador Tenente Santana (MDB), institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o “Dia Municipal do Policial Militar Feminino”, a ser comemorado anualmente em 12 de maio. Muitas veteranas e policiais da ativa se mostraram orgulhosas, o que foi externado pela Tenente coronel Kátia Cristófalo, que agradeceu em nome das mulheres da corporação.

Em seu depoimento, Santana lembrou o dia 14 de abril de 1988, quando se apresentaram aqui em Araraquara as pioneiras – 48 policiais femininas -, que passavam a integrar as fileiras do 13º Batalhão. “Desde aquele dia, as policias femininas mostraram o seu valor, e minha intenção com a lei é reconhecer, no âmbito do município de Araraquara, a importância da mulher na instituição, pois desde a sua incorporação nesse universo, antes exclusivamente masculino, deu à polícia uma face mais direcionada à capacidade estratégica, sendo um símbolo de sensibilidade e dedicação desmedida ao trabalho, pois elas conseguem conciliar trabalho, emoção e lar.”

A Polícia Militar foi representada também pelo Tenente coronel Adalberto José Ferreira, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar de Araraquara, subtenente do Corpo de Bombeiros Carlos André Peres Mazzei, tenente Stivanato, tenente Aurélio, capitã Danieli Priscila Nonis e policiais militares da ativa e veteranas Elaine, Juliana, Ticiana, Regina, Silmara, Eliana, Meireles, Vera, Lucélia, Estela e Sandra Regina, além da presidente da Associação Desportiva da PM, sargento Ceres.

Foi sancionada também lei de autoria da vereadora Thainara Faria (PT), que denomina praça “Aparecida do Carmo Francisco Fellippe” uma área pública no bairro Cidade Industrial. Madrinha Cida, como era conhecida, era líder religiosa e fundadora do Grupo Espiritual de Umbanda Índio Paraguaçu. Sua filha, Madrinha Janaina, emocionada, agradeceu a homenagem.

Thainara se disse grata por poder colocar na Câmara esse projeto mais do que merecido, e que esse ato ficará marcado em sua história. “É uma honra poder homenagear uma pessoa que dedicou sua vida à caridade, a proteger, doar amor, tempo e alimento para os necessitados. Acredito que não há nenhuma praça pública de Araraquara com o nome de uma líder religiosa de matriz africana”, frisou.

Também foi sancionada lei do vereador Edson Hel (Cidadania) denominando Rua Jaime Schettini a via pública conhecida como Rua 6 do loteamento Residencial Alamedas II. O filho do homenageado, Robson Schettini, emocionou a todos em sua fala. Hel lembrou das coincidências que envolveram o homenageado, afirmando que “nada é por acaso. O Jaime foi cidadão exemplar e agora, merecidamente, seu nome será eternizado”.

A última lei sancionada, de autoria do vereador Jéferson Yashuda (PSDB), denomina “Professora Lourdes Aparecida Carvalho Prada” o Centro de Educação e Recreação (CER) que está sendo construído no Valle Verde. A professora sempre tem seu nome lembrado pelo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), o escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão, como sua referência.  Silvio Prada, seu filho, contou um pouco de sua longa trajetória na educação. Yashuda fez um agradecimento especial ao prefeito. “Agradeço ao nosso prefeito Edinho Silva que demonstrou uma grande sensibilidade quando destinou o nome da professora Lourdes a um Centro de Educação e Recreação, pois a educação foi sua vida“, finalizou.

O prefeito Edinho encerrou a cerimônia dizendo que poderia ter sido uma tarde normal como qualquer outra, mas ressaltou a história e o legado daqueles que foram homenageados. “Esta tarde acabou adquirindo um peso diferenciado. Além das homenagens a figuras emblemáticas da nossa cidade, é muito importante termos um dia de reflexão sobre a importância papel da mulher na Polícia Militar, de reflexão do quanto se avançou e de quanto precisa avançar”, concluiu.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *