Araraquara

Ex-aluna do mestrado da Uniara estuda complexos com substância usada no tratamento de tuberculose

Ex-aluna do mestrado da Uniara estuda complexos com substância usada no tratamento de tuberculose

| IDNews |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

Dissertação de Nadia Andrade Aleixo foi orientada pela professora Flávia Aparecida Resende Nogueira

IDN/Interior/Araraquara

A ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Nadia Andrade Aleixo, apresentou, em sua defesa de dissertação de mestrado, uma pesquisa sobre complexos que contêm cobre com isoniazida, um dos fármacos utilizados para o tratamento da tuberculose – TB, de acordo com sua orientadora, Flávia Aparecida Resende Nogueira.

O título do trabalho é “Avaliação da atividade antimicobacteriana, citotóxica, antiproliferativa e mutagênica do complexo de Cobre (II) nanoencapsulado em matrizes poliméricas”. “A proposta foi encapsular a substância, que se mostrou promissora como candidata para terapia contra a TB, a fim da obtenção de formulações, que foram produzidas na Universidad de La Plata, em um período em que a Nadia ficou na Argentina. Elas foram avaliadas quanto à sua eficiência contra o Mycobacterium tuberculosis, principal agente etiológico da TB, além da citotoxicidade e mutagenicidade, visando ao uso seguro em uma possível aplicação terapêutica. Assim, trabalhamos em conjunto com outros grupos de pesquisa na busca de novos fármacos mais eficientes e com menos efeitos colaterais, a fim de melhorarem a qualidade de vida das pessoas durante o tratamento”, explica Flávia.

Nadia comenta que a TB “é uma patogenia que atinge tanto a saúde individual quanto a coletiva e está entre as dez doenças que mais geram óbitos no mundo”. “Quando as cepas de M. tuberculosis apresentam resistência aos tratamentos convencionais, os avançados podem gerar um custo elevado de quatro a dez mil reais por pessoa, em um período de até vinte meses de medicação. Dessa forma, faz-se necessário buscar alternativas para o tratamento dessa patogenia, com a procura de efeitos colaterais mais brandos ao paciente”, reforça a ex-aluna, mencionando que a síntese dos complexos realizada na Argentina teve supervisão do professor Guillermo Raul Castro.

Flávia está orgulhosa por Nadia. “Foi uma aluna exemplar, muito dedicada, extremamente prestativa, responsável e muito alegre. Foi estudante do curso de Biomedicina da Uniara, continuou se aprimorando profissionalmente durante a especialização e voltou para o mestrado mais determinada ainda. Sua pesquisa engrandeceu nosso grupo. Foi um estudo trabalhoso, mas os resultados foram bem promissores”, finaliza.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected]

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *