Araraquara

Dicas para o isolamento e a saúde mental dos idosos em tempos de coronavírus

Dicas para o isolamento e a saúde mental dos idosos em tempos de coronavírus

| IDNews® | Brasil | Rafael Gomes

Conversa franca explicando a situação, evitar infantilização e ajudar na elaboração de projetos são algumas das orientações de especialista
do Senac Araraquara

IDN – Interior – Araraquara

Mesmo com a flexibilização da quarentena em diversas cidades do Estado, os idosos ainda precisam se resguardar, pois estão inseridos no grupo de risco da Covid-19. E quando há comorbidades – asma, diabetes, hipertensão, doenças do coração, pulmão e rins, doenças neurológicas, em tratamento para câncer, portadores de imunossupressão, entre outras -, a atenção deve ser redobrada e o isolamento social é mais que necessário.

É fato que o confinamento protege da Covid-19, mas ele pode afetar a saúde mental dos mais velhos e gerar instabilidade emocional. De acordo com Karen Elise de Campos, especialista do Senac São Paulo e docente do Senac Araraquara, a melhor alternativa para a situação é dar instruções sobre a importância do isolamento social com atenção e carinho, reforçando que a nova rotina pode se estender. O modo como à explicação é dada pode fazer a diferença na assimilação.

“Os hábitos da maioria dos idosos é ir a estabelecimentos próximos de sua residência, como a padaria, o mercado e a farmácia. Nesses locais, eles têm as próprias redes de convívio e conversas diárias, criando momentos de proximidade”, exemplifica a docente.

O contexto atual interrompeu a rotina, fazendo com que a população idosa redimensione a noção do tempo. E é no vácuo de inatividade que podem surgir quadros de depressão e ansiedade. Confira três dicas da docente Karen Elise de Campos para preservar também a saúde mental da terceira idade:

  • Tenha uma conversa sincera e de igual para igual: a conscientização pode ser feita a partir de troca de informações entre ambos. O cuidador pode perguntar ao idoso quais os conhecimentos dele sobre a doença e suas consequências.

  • Evite infantilizar o idoso: o principal cuidado tem que ser o modo de transmitir a mensagem. Evite mensagens como “eu já falei que não pode sair” e “porque não”, normalmente utilizadas com crianças, pois o efeito acaba sendo negativo. “O idoso pode começar a questionar o motivo de outra pessoa da casa ter permissão para ir a locais de comércio essencial, como mercado, e ele não. Nesse caso, explique a situação e os motivos com muita clareza, reforçando os protocolos exigidos de proteção.

  • Crie projetos para ele desenvolver: é importante trazer alguma atividade que ocupe a rotina deles. Projetos com processos que tenham começo, meio e fim são ótimos para desenvolverem as habilidades que estão acostumados a fazer, como corte e costura, marcenaria ou ações ligadas à gastronomia. Outra possibilidade é organizar, junto com o idoso, registros ligados à memória autobiográfica deles e da família.

Serviço

Senac Araraquara

Local: Rua João Gurgel, 1935 – Carmo – Araraquara – SP

Informações: www.sp.senac.br/bauru

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *