Ícone do site IDNews

A necessidade de uma pós-graduação para a carreira acadêmica

A necessidade de uma pós-graduação para a carreira acadêmica

| IDNews | Assessoria de Imprensa Uniara |

Docentes da Uniara ressaltam a importância da capacitação e do aprofundamento nos estudos

IDN/Interior/Araraquara

Quem escolhe seguir a carreira acadêmica deve ficar atento à necessidade de se fazer uma pós-graduação, de acordo com os professores do curso de Direito e do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Araraquara – Uniara, Ricardo Bonotto, e o promotor Raul de Mello Franco Júnior.

“De acordo com as diretrizes do Ministério da Educação – MEC, um dos índices que melhor avalia os cursos de graduação no país é o Índice de Qualificação de Docente – IQD e, nesse sentido, possuir uma titulação de mestre cria um diferencial ao professor”, explica Bonotto.

Ele aponta que, “quando pensamos na área de Direito, existe uma lacuna maior ainda, pois ainda são poucos os cursos que fornecem o título de Mestre na área”. “Existe ainda a questão profissional em que o nosso Mestrado, que conta com uma linha de pesquisa em gestão de conflitos e desjudicialização, tem o intuito de preparar os nossos discentes para essa nova realidade da área jurídica”, destaca.

Franco Júnior menciona que “é preciso considerar que aqueles que pretendem marchar pela carreira acadêmica, sendo professor de Direito, hoje, só conseguirá fazê-lo se tiver uma pós-graduação concluída”. “Nenhuma delas, atualmente, emprega bacharéis sem pós. As avaliações do Ministério da Educação – MEC feitas em relação às instituições consideram, na pontuação, a titulação do corpo docente”, reforça.

A mais básica pós-graduação – a especialização – e já, em outro grau, o mestrado, são essenciais para o mercado do trabalho no âmbito do Direito, segundo o professor. “Esse profissional que pretende progredir em uma carreira jurídica, na advocacia ou mesmo na academia precisa pensar, necessariamente, em um curso de pós-graduação, e o mestrado é uma excelente oportunidade para isso”, afirma.

 

 

Mestrado com inscrições abertas

O Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Uniara está com inscrições abertas para seu processo seletivo. Os interessados devem se inscrever pelo endereço www.uniara.com.br/ppg/direito, onde está disponível o edital.

“A ideia do mestrado é criar estratégias e procedimentos para fazer com que o conflito seja resolvido o mais rapidamente possível”, destaca o coordenador do Programa, Edmundo Alves de Oliveira.

O Programa, que apresenta duas linhas de pesquisa – “Desjudicialização e modelos de solução de conflitos” e “Poder Judiciário e Gestão de Conflitos” -, tem como objetivo preparar um profissional da área jurídica capaz de propor, conduzir e realizar reflexões que busquem redesenhar e redefinir novas formas de entendimento e de atuação na resolução de conflito, seja no âmbito do mundo jurídico ou por meio de formas extrajurídicas.

O público-alvo são pessoas formadas na área de Ciências Sociais Aplicadas, preferencialmente em Ciências Jurídicas. Mais detalhes sobre o Programa de Mestrado Profissional em Direito da Uniara, que tem duração de 24 meses, podem ser obtidas pelo também pelo endereço www.uniara.com.br/ppg/direito ou pelos telefones (16) 3301-7173, (16) 3301-7112 ou (16) 3301-7129.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile