Araraquara

A pessoa com TEA é… uma pessoa com autismo

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  |

Tema foi abordado em curso de capacitação na Semana de Conscientização do Autismo

Buscando desmistificar o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 5ª Subseção Araraquara recebeu o curso de capacitação “O que é TEA? – Mitos e verdades”, ministrado pela professora e psicóloga Maria Clara de Freitas. O evento fez parte da programação da Semana de Conscientização do Autismo e contou com a presença da presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB, Ana Paula Novaes Gomes da Silva.

O curso teve como principal objetivo capacitar os servidores públicos municipais em geral, mas também teve a participação de pessoas que demonstraram interesse na questão que não trabalham na área pública.

A assessora de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Elisa dos Santos, abriu as falas na tarde da sexta-feira (5), e depois foi a vez de o vereador Roger Mendes (Progressistas), representando a Câmara Municipal, proferir algumas palavras sobre a Semana. “Essa é uma causa que me escolheu, que mexeu comigo, e acredito ser fundamental esse espaço de discussão aberto aos munícipes”, afirmou o parlamentar.

Maria destacou a importância da conscientização e da visibilidade proporcionadas pela Semana. “Precisamos desmistificar algumas ideias que temos sobre o autismo. Devemos ter cuidado com as informações que recebemos para que não disseminemos informações que não estão corretas.”

A psicóloga usou vários exemplos, entre eles o filme “Rain Man”. “A pessoa com TEA não tem habilidades mágicas, nem são esquisitas ou gênios, como falavam de Einstein e Newton. Pode acontecer, mas é muito incomum, tanto quanto o restante da população. Também não são doentes ou deficientes, apesar de terem os mesmos direitos que as pessoas com deficiência. É um transtorno”, explicou.

Estiveram presentes a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), Karina Maia, o gerente do Centro Especializado em Reabilitação (CER) “Dr. Eduardo Lauand”, Luiz Armando Garlippe, e Cássia Canato, da Secretaria Municipal de Educação.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *