Advogados de Lula acusam Bolsonaro de desrespeito à Constituição

Advogados de Lula acusam Bolsonaro de desrespeito à Constituição

| IDNews |Via Notícias ao Minuto |Brasil|

Eles afirmaram que levarão o caso ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas

IDN/Justiça

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,Valeska Teixeira Martins e Cristiano Zanin, publicaram uma nota oficial criticando o discurso feito pelo presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

“É incompatível com a Constituição da República, sobretudo com a disposição que assegura que a presunção de inocência somente pode ser afastada por decisão condenatória transitada em julgado (CF/88, art. 5º, LVII), a alusão feita pelo atual presidente da República ao ex-presidente Lula. Não há qualquer decisão judicial condenatória definitiva contra Lula que permita afastar essa garantia constitucional da presunção de inocência por qualquer órgão do Estado Brasileiro”, afirma a nota

“O pronunciamento do atual presidente da República ocorre também no momento em que o Brasil completa um ano de descumprimento de outra decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, emitida em 17/09/2018, que determinou ao país a adoção de “todas as medidas necessárias para assegurar que o autor [Lula] goze e exerça seus direitos políticos enquanto estiver na prisão como candidato às eleições presidenciais de 2018”, até que fossem concluídos “processos judiciais justos”. O descumprimento dessa decisão afrontou os direitos políticos de Lula e também dos milhões cidadãos brasileiros que deixaram de ter a opção de votar no ex-presidente”, prossegue o texto.

“Levaremos ao Comitê de Direitos Humanos da ONU o teor desse pronunciamento, juntamente com outros fatos novos, para que o comunicado que protocolamos em julho de 2016 esteja completo e pronto para ser julgado a qualquer momento a critério dos membros daquela Corte Internacional”, conclui a nota assinada pelos advogados.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *