Saúde & Cuidados

Afinal, por que os homens têm ereções matinais?

Afinal, por que os homens têm ereções matinais?

| IDNews | LifeStyle|Via Notícias ao Minuto  |

As ereções matinais não são só um fenômeno fisiológico como podem ser um elemento bastante revelador da função sexual do individuo

IDN/Saúde

As chamadas ereções matinais acontecem com todos os homens, inclusive, quando ainda estão no útero da mãe. Essas ereções que os indivíduos experienciam ao acordar tendem a ocorrer primeiramente à noite, durante o momento mais profundo do sono denominado de REM (ou movimento rápido dos olhos). Este é também o momento do sono durante o qual sonhamos. As ereções ocorrem quando certas partes do cérebro são ativadas.

Tal inclui áreas na mente responsáveis por estimularem o sistema nervoso parassimpático – nervos relacionados com os processos de descanso e de digestão – nervos associados a reações automáticas e ao medo – e a áreas que produzem serotonina, a também conhecida hormônio do humor.

Durante o sono REM, a resposta mais ativa do sistema nervoso parassimpático resulta numa ereção.

O fenômeno é completamente espontâneo e não requer que os indivíduos estejam acordados ou em estado de alerta.

O motivo para que a ereção prevaleça ao acordar poderá recair sobre o fato de muitas vezes despertarmos ainda durante o sono REM.

Mais ainda, os níveis de testosterona encontram-se mais elevados logo de manhã – o que por sua vez reforça a ocorrência de ereções.

Adicionalmente, como experienciamos vários ciclos do sono por noite, os homens podem ter até cinco ereções noturnas, podendo durar entre 20 a 30 minutos.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *