Gastronomia & Saúde

Alimentação saudável e hidratação previnem doenças gastrointestinais

Alimentação saudável e hidratação previnem doenças gastrointestinais

­­­­| IDNews® |Via Notícias ao Minuto |Brasil|

No Dia Mundial da Alimentação, especialista reforça medidas básicas para evitar doenças no sistema gastrointestinal

ÏDN – GASTRONOMIA & SAÚDE

Com a passagem do dia Mundial da Alimentação, comemorado ontem (16 de outubro), a gastroenterologista do Hospital Brasília Zuleica Barrio destaca a importância de uma dieta balanceada, rica em fibras e líquidos para a boa saúde do sistema gastrointestinal.

“Grande parte das doenças gastrointestinais tem relação direta com erros alimentares, tanto o consumo excessivo de alimentos gordurosos industrializados como de carboidratos, presentes nas massas, refrigerantes e doces”, explica.

Distúrbios como gastrite, prisão de ventre, diarreia, intoxicação alimentar e alguns tipos de câncer podem ter relação direta com a má alimentação. De acordo com a médica, essas doenças são, na maioria das vezes, tratadas com a mudança dos hábitos alimentares, introduzindo medicamentos apenas quando a condição é mais grave.

“Quando há constipação intestinal, comumente chamada de ‘intestino preso’, é importante o aumento do consumo de água e de alimentos ricos em fibras, como as verduras, legumes e algumas frutas”, recomenda.

Barrio ainda ressalta que a hidratação e alimentação saudável é essencial para a prevenção de qualquer doença gastrointestinal.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *