Araraquara

Aluisio Boi destaca criação do Instituto da Saúde da mulher

Aluisio Boi destaca criação do Instituto da Saúde da mulher 
Com o Instituto, vamos ampliar os serviços às mulheres, com a mesma excelência da Gota

8.19| 31/08/2016
Por: Assessoria do Candidato

Unidade, unificada com a maternidade Gota de Leite, irá reduzir as despesas com clínicas particulares e oferecer exames simples, além de cirurgias de pequenas e médias complexidades

Após os avanços decorrentes da reabertura da maternidade Gota de Leite, em 2012, que reduziu o índice de mortalidade infantil na cidade, o candidato à prefeitura de Araraquara Aluisio Boi defende a implantação do Instituto da Saúde da Mulher.

O projeto, carro chefe da sua administração, é uma extensão do serviço de excelência já oferecido pela maternidade. Elaborado junto com o médico e secretário de Saúde Abelardo Ferrarezi de Andrade e outros especialistas no assunto, o Instituto da Saúde da Mulher, unificado com a maternidade Gota de Leite e Casa da Gestante, irá oferecer na sua totalidade 55 leitos para atender mulheres que realizarem cirurgias de baixas e médias complexidades, como laqueadura e histerectomia – hoje são 35 leitos. “O fechamento da maternidade Gota de Leite provocou a morte de dezenas de crianças, cuja as mães eram obrigadas a esperar por vagas na Santa Casa.

Hoje, após 4 anos, já foram mais de 7 mil partos realizados e a taxa de mortalidade não chega a 10 [mortes a cada mil crianças nascidas vivas].

 “Com o Instituto, vamos ampliar os serviços às mulheres, com a mesma excelência da Gota”, explica Aluisio Boi.

ECONOMIA

Com a instalação de um laboratório básico, com exames simples, como, por exemplo, hemograma e glicemia, que atenderá a demanda da maternidade, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o município tende a economizar, aproximadamente, R$ 40 mil em exames realizados em clínicas particulares.

Para atender o aumento dos serviços oferecidos, o projeto estabelece parceria com cursos de Medicina e Biomedicina, além de convênios médicos particulares da cidade, para atendimentos especializados da saúde da mulher.

Segundo o médico Abelardo Ferrarezi de Andrade, o Instituto amplia o atendimento e reduz despesas com exames em clínicas particulares. “
Com essa iniciativa, nós conseguiremos aumentar em 50% o número de exames de ultrassom na área ginecológica e, desta forma, a instituição economiza, deixando de comprar esses serviços”, justifica ele.

OUTROS AVANÇOS

Além do Instituto da Saúde da Mulher, o programa de governo de Aluisio Boi abrange ainda a aumento do efetivo médico e a criação do Cartão Inteligente, que, juntos, vão ampliar o número de atendimentos e aperfeiçoar o tempo de espera dos pacientes.

 “Sabemos da necessidade de novos profissionais, mas vamos aumentar esse efetivo, com a contratação de médicos, além de reestruturar e melhorar o sistema de informática da secretaria de Saúde, com a criação do Cartão Inteligente, que irá unificar todas as informações do paciente em um único banco de dados, otimizando, assim, o tempo de pesquisa”, explica Boi.

CONQUISTAS

As iniciativas seguem os avanços na área da saúde dos últimos oito anos, como a construção de 12 novas Unidades de Saúde da Família e reforma de outras 17, além das Unidades de Pronto Atendimento e a reabertura do Pronto Socorro da Vila Xavier e da própria Gota de Leite.

“Conheço a realidade da nossa cidade, sei o que foi feito e o que precisa ser melhorado. As propostas que, hoje, estão no meu plano de governo atendem a necessidade das pessoas e são possíveis de ser concretizada, afinal, ninguém procura por atendimento porque quer, mas, sim, porque precisa e nós vamos continuar levando excelência para quem procura por esses atendimentos”, finaliza Aluisio Boi.

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *