Araraquara

Aluísio Braz, participa de homenagem à Seleção de Futebol de Araraquara

Aluísio Braz, participa de homenagem à Seleção de Futebol de Araraquara
O torneio segue os princípios da Lei Estadual nº 13.748, que determina aos clubes de futebol que assegurem matrícula em…

10DEZ2016| 8:21
Imprensa CMA

A noite da última segunda-feira (5) no Auditório “Edna Nogueira” da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” foi especial para os garotos que compõem a Seleção de Futebol de Araraquara – categoria sub 13 na disputa do 45º Campeonato Estadual. Eles foram homenageados pelo ótimo desempenho que tiveram, sendo campeões nas duas primeiras fases regionais do torneio, numa disputa que começou com mais de 200 equipes de diversas cidades. Agora eles representarão Araraquara em Presidente Venceslau, onde as 16 melhores equipes se enfrentarão na fase final da competição, entre os dias 9 e 17 de dezembro.

O torneio segue os princípios da Lei Estadual nº 13.748, que determina aos clubes de futebol que assegurem matrícula em instituição de ensino aos jogadores menores de 18 anos a eles vinculados, zelando pela sua frequência e aproveitamento escolar.

Todo esse trabalho com a equipe é realizado pela ONG Espaço Criança, que é dirigida há 12 anos por Luis Carlos da Silva, idealizador do projeto e treinador da Seleção de Araraquara, e pela presidente Márcia Daniele Ferreira.

“O objetivo aqui hoje é falar desse projeto que ajuda a transformar a vida de muitas crianças”, explicou Luis Carlos.

Segundo Márcia, o sonho de ser jogador de futebol pode ser alcançado no projeto, mas não é só isso que a ONG busca. “Nosso objetivo é formar cidadãos de respeito. A cada dia que passa, tenho mais orgulho de trabalhar na Espaço Criança.”

O encontro contou, ainda, com a presença de dois atletas do elenco profissional da Ferroviária que iniciaram na ONG: Ian e Fabrício. Além deles, fizeram parte da mesa o coordenador geral das categorias de base da Ferroviária Roberto Nascimento Braga da Silva e o supervisor de futebol de base da Ferroviária José Milton Costa Neto.

“Até para ser jogador de futebol é preciso ter estudo e uma formação como cidadão. Quero parabenizar os pais presentes aqui hoje porque o apoio da família é fundamental. Hoje, mais de 50% dos nossos atletas da base são formados em Araraquara e na região. E a Ferroviária está de portas abertas a todos vocês”, disse Roberto.

José Milton entende que a aproximação entre a Ferroviária e Araraquara é essencial. “Nove atletas desse elenco vice-campeão da Copa Paulista são da nossa base. Gostaria de parabenizar os pais e o trabalho da ONG Espaço Criança, que vai ajudar também a Ferroviária e demais setores da sociedade”.

“É muito importante respeitar os pais e os professores para realizar um sonho”, lembrou o atleta Ian. Pensamento compartilhado pelo companheiro de equipe Fabrício. “Ir bem na escola melhora sua vida em todos os aspectos. Todos os fundamentos e ensinamentos passados são essenciais”.

A diretora regional de esportes Maria Aparecida Forti Araújo citou o trabalho de 45 anos do “Bom de bola, bom de escola” e elogiou a ONG. “Queremos um bom atleta, um bom filho, um bom estudioso e um bom cidadão. Campeões como atletas e na vida. O objetivo não é só ser campeão na bola.”

Acompanhando o trabalho da ONG desde o início, o vereador Aluísio Braz, o Boi, mostrou-se muito feliz com o desempenho dos garotos. “O reconhecimento motiva. O que essas crianças fizeram até aqui representando Araraquara deve ser aplaudido. É fundamental a participação da família nesse momento e na formação das crianças, o espírito do esporte é compartilhar. E o mais importante para mim é ver o sonho de uma criança realizado.”

Quem também participou do encontro foi o prefeito Marcelo Barbieri. “Queria parabenizar esses jovens. Qualquer que seja o resultado será excelente tê-los nos representando. Hoje a categoria de base é uma realidade em Araraquara.”

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *