AraraquaraSLIDER

Aluna de Farmácia da Uniara inicia estudo sobre sistemas nanoestruturados contendo óleo de cenoura para aplicação em câncer de pele

Aluna de Farmácia da Uniara inicia estudo sobre sistemas nanoestruturados contendo óleo de cenoura para aplicação em câncer de pele
Projeto de Natalia de Mendonça Felício foi contemplado com uma bolsa PIBIC/CNPq da universidade

09AGO2017|  7:   - Assessoria de imprensa da Uniara

O trabalho da estudante do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Natalia de Mendonça Felício, intitulado “Desenvolvimento de sistemas nanoestruturados contendo óleo de cenoura para aplicação em câncer de pele”, rendeu a ela uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição. O estudo, cuja parte prática terá início em agosto, é orientado pela coordenadora da graduação, Thalita Pedroni Formariz Pilon, e coorientado pela professora Bruna Galdorfini Chiari Andréo.

Natalia aponta que, devido à escassez de alternativas para a quimioterapia do câncer, como o de pele, “tornam-se válidos estudos de novos sistemas, capazes de direcionar os agentes químicos citotóxicos utilizados ao órgão-alvo, e reduzir seus efeitos adversos”.

“Assim, antioxidantes como os carotenoides têm sido considerados alternativas para a redução da toxicidade desses agentes, com atenção para os cristais líquidos, visto que possuem a propriedade de modificar profundamente a velocidade de liberação de fármacos. Eles aumentam sua solubilidade e sua absorção, além de modificarem sua biodisponibilidade, fato que pode resultar na diminuição de sua toxicidade e no aumento da sua eficácia clínica”, explica a estudante.

Nesse contexto, ela afirma que surge a necessidade de desenvolver e caracterizar sistemas nanoestruturados contendo óleo de cenoura, “um carotenoide, em fase oleosa, como alternativa para o tratamento do câncer de pele, uma vez que os agentes quimioterápicos apresentam potencial tóxico às células tumorais e, portanto, causam efeitos adversos ao usuário”.

Os cristais líquidos – CL mencionados pela estudante podem, de acordo com ela, ser considerados como micelas ordenadas com arranjo molecular caracterizado por regiões hidrofílicas e lipofílicas alternadas.

“Os fármacos, quando incorporados nesses sistemas, poderão residir nessas duas regiões e também na bicamada de tensoativo da mesofase, dependendo da solubilidade desses fármacos. As interações fármaco-sistema desempenham importante papel no controle da liberação. Entretanto, a razão de liberação de fármacos incorporados em sistemas líquido-cristalinos dependerá da estrutura da mesofase e das características físico-químicas do fármaco. Essas propriedades tornam possível a utilização de CL como veículos transportadores de fármacos, que podem ser capazes de controlar a liberação das substâncias neles incorporados. O objetivo principal desse projeto é o desenvolvimento e a caracterização físico-química de sistemas líquidos cristalinos contendo óleo de cenoura para aplicação em câncer de pele”, finaliza Natalia.

Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *