Brasil

Aluna do CDMF defende Tese de Doutorado na Espanha com banca formada só por mulheres

Aluna do CDMF defende Tese de Doutorado na Espanha com banca formada só por mulheres
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP

7:45 |JOSÉ ANGELO SANTILLI | 2018JUN30 |

No próximo dia 18 de julho, a aluna do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Marisa Carvalho de Oliveira, defende a sua tese de doutorado na Universidade Jaume I (UJI), na Espanha, financiada pela Gemeralitat Valenciana por intermédio do Programa Grisolia. Esta tese foi orientada pelos Profs. Juan Andrés (UJI); Lourdes Gracia, da Universidade de Valencia; e Elson Longo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). A tese intitulada Morfologia e Propriedades Estruturais de óxidos metálicos complexos: um enfoque teórico e experimental,  é um projeto associado à pós-graduação do Departamento de Química da UFSCAR.

Elson Longo, diretor do CDMF, resslata que, de forma inédita na UJI, a banca examinadora é formada só por mulheres, sendo duas professoras da Espanha e uma do Brasil: Monica Calatayud i Antonino  (Université P. M.), Curie Rosa Llusar Barelles (Universitat Jaume I) e Paula Fabiana dos Santos Pereira Lima (Universidade Federal de São Carlos).

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Resumo da tese

As simulações baseadas na mecânica quântica complementam os experimentos e permitem compreendê-los a nível atômico, ou seja, testar hipóteses, interpretar e analisar dados em termos de interações em nível atômico não disponível experimentalmente. O uso conjunto e a comparação dos resultados teóricos e experimentais também podem sugerir experimentos e simulações que possam aumentar ainda mais nosso conhecimento. Portanto, os resultados obtidos a partir da simulação são sinérgicos com aqueles que surgem a partir de novos experimentos, e às vezes abrem caminho para resolver problemas onde experimentos não podem fazê-lo.

A mecânica quântica está no centro desse esforço e fornece a estrutura para uma descrição em nível atômico e molecular da estrutura química e reatividade que forma a base para a interpretação de dados experimentais e proporciona orientação e guia para realizar novos experimentos. Portanto, há uma grande oportunidade para uma verdadeira sinergia entre teoria e experimento. No entanto, o ponto comum de convergência deve ser as propriedades observáveis do sistema a ser investigado. Os observáveis da presente Tese Doutoral incluem morfologia, geometria, estrutura eletrônica, freqüências vibracionais, quando disponíveis, e toda essa informação é muito útil, é o ponto de encontro mais frutífero para a teoria e para experimento em ciência de materiais e nanotecnologia.

A morfologia é uma propriedade chave dos materiais e para o desenvolvimento de materiais funcionais é importante o controle da morfologia e da estrutura, e o objetivo principal é de compreender a química da superfície, uma vez que muitos processos físicos e químicos têm lugar nas superfícies.

A presente tese constitui uma linha de investigação interdisciplinar, tanto fundamental como aplicada, dos óxidos ternários complexos: BaMoO4, CaMoO4, ZnMoO4, ZnMoO4:Eu3+, BaWO4, BaW1-xMoxO4 (x=0.25,0.50,0.75), CaZrO3 y CaZrO3:Eu3+, que vem sendo realizada em colaboração entre o grupo de Química Teórica e Computacional da Universitat Jaume I (UJI) e o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) há quase 30 anos. Esta colaboração baseia-se no seguinte pilar “Os avanços na modelagem e simulação computacional, baseados na aplicação dos métodos e técnicas da química teórica e computacional, que são estabelecidos como um componente fundamental em pesquisas orientadas e aplicadas em áreas como: desenho racional de sólidos e nano(materiais) com propriedades químicas e físicas inovadoras”, além disso, esta tese doutoral pôde ser realizada devido a concessão de uma bolsa do Programa Santiago Grisolía da Generalitat Valenciana de 01/09/2015 a 01/09/2018 e por poder ter acesso aos computadores de cálculo científico do Serviço de Informática da Universitat Jaume I (UJI), onde a maioria dos cálculos foram realizados. Os métodos teóricos e as simulações computacionais se basearam na teoria do funcional de densidade e funcional hibrido B3LYP utilizando o programa CRYSTAL.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *