AraraquaraSLIDER

Alunas de Fisioterapia da Uniara iniciam pesquisa sobre tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial

Alunas de Fisioterapia da Uniara iniciam pesquisa sobre tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial
Estudo rendeu bolsa do PIBIC/CNPq a uma das integrantes do grupo

27JUL2017|  16:47 - Assessoria de imprensa da Uniara

A estudante do segundo ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jéssica Naiara Capi, foi contemplada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição, pelo trabalho “Comparação de afetividade das técnicas de liberação miofascial instrumental e laserterapia no tratamento de pontos gatilho miofasciais”, desenvolvido com as colegas do quarto ano, Júlia Flório Cyrino Nogueira e Thais Jacovenze Vendramini,  e pelo professor Artur César Amaral, sob orientação da docente da graduação, Andréa Corrêa Carrascosa.

“O estudo tem como objetivo principal identificar qual o melhor recurso no tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial – SDM. Essa síndrome atinge principalmente a população feminina, sendo uma das causas mais comuns no relato de dor muscular e incapacidade, afetando principalmente a região cervical (pescoço), incluindo o músculo trapézio”, explica Jéssica.

Ela aponta que os recursos a serem comparados são: a liberação miofascial instrumental, “que é o tratamento da mobilização do tecido muscular, utilizando-se um instrumento de aço, e a Laserterapia, técnica que faz a utilização do laser”.

Como pontos positivos, a aluna destaca que o projeto, além de trazer benefícios importantes para as participantes, como a redução da dor e a melhora funcional, “a identificação do melhor recurso para o tratamento da SDM poderá direcionar os tratamentos fisioterapêuticos de forma adequada, e contribuir para outras pesquisas na área”.

O estudo, de acordo com Jéssica, está na fase de recrutamento das participantes. “Iniciaremos a divulgação do trabalho na Uniara para que as estudantes interessadas entrem em contato e sejam avaliadas. Aquelas que apresentarem os critérios de inclusão serão tratadas”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *