SLIDER

Alunos do Jardim das Hortênsias recebem doação de material escolar

Alunos do Jardim das Hortênsias recebem doação de material escolar
Em três semanas, foram recebidas muitas doações de materiais e dinheiro (veja a lista ao final desta matéria)

16JAN2017| 9:07
Doação de material escolar

Em uma tarde do final de janeiro, o estudante do 4º ano de Administração Pública Eduardo Donaire lia na Internet um texto intitulado “140 Ações Práticas para Reerguermos o Nosso Povo Negro” quando teve uma ideia. “Percebi que muitas das ações propostas estavam fora do meu alcance, mas outras eram realmente simples, bastava começar com meus amigos e contatos nas redes sociais”, lembra. A ideia que adotou foi a de arrecadar material escolar e doar para alguma escola da periferia da cidade. Acionou, então, os conhecidos na Internet. O passo seguinte foi procurar a vereadora Thainara Faria (PT), que divulgou a campanha em suas redes sociais. “Quem é de periferia sabe como essas ações de doação de brinquedos ou material escolar, são importantes quando você quer algo como um lápis ou um caderno diferente para estudar, coisas que vão fazer diferença na sua vida prática, e seus pais muitas vezes querem, mas não têm condições de comprar”, declara a parlamentar.

Em três semanas, foram recebidas muitas doações de materiais e dinheiro (veja a lista ao final desta matéria). “Quando comecei, não tinha noção do alcance da iniciativa. Gente que eu nem conheço me pediu para passar meus dados bancários para depósito. O envolvimento geral foi surpreendente”, comemora Eduardo.

Quem também comemorou foram a vice-diretora da E.M.S. “Henrique Scabello”, Denise Siqueira Ferreira, e a coordenadora Mariana Laporta Grosseli, ao receberem, nesta quinta-feira (15), a visita de Eduardo, acompanhado pela vereadora Thainara Faria (PT) e pelo colaborador do projeto Jaques Barbosa. “Todas as parcerias são bem-vindas”, agradece Denise. “Muitas vezes, as crianças não têm outro meio para obterem materiais, pois muitos pais não podem comprá-los. Além disso, ainda não recebemos o material da prefeitura este ano e estamos distribuindo os últimos itens do ano passado”, acrescenta, feliz pelo grande número de caixas de lápis de cor com 24 unidades. “É muito raro ganharmos essas. Geralmente as doações são de 12 lápis. As meninas vão adorar!”

Ela conta como é organizada a distribuição: “Procuramos os alunos provenientes das famílias mais carentes, cujos pais estão desempregados ou que sabemos que têm mais filhos. Eles recebem um kit com materiais de uso individual, como cadernos, borrachas e lápis. Todos os professores também têm kits em sala, para o caso de algum aluno não possuir algum material essencial. Já os materiais de uso coletivo, como tesouras, esquadros, cola e giz de cera ficam com os professores, que podem utilizá-los nas atividades em sala”. A escola, localizada no Jardim Hortênsias, conta com aproximadamente 730 alunos do 1º ao 9º ano, sendo 170 de educação intensiva. Cerca de 50 professores trabalham na unidade de ensino.

Satisfeitos com o resultado da iniciativa, Thainara e Eduardo já planejam os próximos passos. “Queremos fazer a próxima campanha direcionada para os materiais mais necessários. Por exemplo, não sabíamos que os alunos mais jovens precisam de cadernos do tipo brochura. Hoje trouxemos mais espiral”, explica Eduardo. “Temos ideias para muitos projetos com a escola”, acrescenta Thainara. “A próxima atividade será arrecadar material para fazer uma festinha de Carnaval para os estudantes”, adianta. “Ao longo do ano, pretendemos trazer profissionais de várias áreas para encontros com os alunos, colaborar em passeios culturais e fazer a intermediação junto ao Executivo para atender às demandas da escola, que presta um serviço inestimável nessa área tão afastada da cidade.”

A lista de doações de Eduardo

– 20 cadernos de 96 folhas, 5 cadernos de 200 folhas, 2 cadernos de 160 folhas e 2 minicadernos de 96 folhas;
– 45 borrachas;
– 30 apontadores;
– 25 canetas azuis, 10 canetas pretas e 10 canetas vermelhas;
– 185 lápis grafite;
– 8 caixinhas de lápis de cor de 24 cores;
– 20 caixinhas de lápis de cor de 12 cores;
– 18 tesouras comuns e 3 tesouras de picotar;
– 17 colas brancas e 8 colas bastão;
– 17 caixinhas de giz de cera;
– 5 caixinhas de tinta guache;
– 6 caixinhas de canetinhas;
– 7 pincéis;
– 24 réguas;
– 2 esquadros de 45°, 2 esquadros de 60° e 2 transferidores de 180°;
– 1 corretivo líquido;
– 4 pastas;
– 3 mochilas*;
– 21 estojos;
– 10 papéis coloridos e cartolinas.

foto: https://flic.kr/s/aHskS7yWxS

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *