AraraquaraSLIDER

Alunos do Senac Araraquara promovem feira sobre logística

Alunos do Senac Araraquara promovem feira sobre logística
A primeira edição da Expolog, que acontece entre 26 e 29 de setembro, contará com palestras sobre a área de gestão e negócios

21SET2017|  7:44 - Gabrielle Chagas  - Foto: Senac

Um dos ramos da administração essenciais para o bom desempenho de uma empresa, a logística está presente em todas as atividades, desde a análise de recursos e entrada de materiais até a entrega e recebimento do produto final. São muitas as responsabilidades destinadas aos profissionais que atuam nesta área e vivenciar a prática pode ser um diferencial.

Com o viés de aprofundar a discussão por trás de um sistema ágil e eficiente, os alunos do curso Técnico em Logística planejaram e organizaram a primeira edição da Expolog, uma feira que simula uma empresa real de logística. O  objetivo é mostrar aos visitantes como é o recebimento de recursos, a distribuição do estoque, a separação e conferência dos materiais, a expedição, o transporte e a logística reversa.

“A feira surgiu para ser um projeto integrador para incentivar o trabalho em time, unindo a teoria das aulas com a prática. Todo o roteiro foi idealizado pelos estudantes num período de três meses e, durante a execução, eles puderam buscar patrocínios e apoio de outros cursos da instituição para conseguir chegar ao resutlado final”, conta Lucas Prado, docente do curso Técnico em Logística do Senac Araraquara.

Para a Expolog, os alunos desenharam um layout levando em conta o espaço disponível da unidade e instalaram uma estrutura com estantes, prateleiras, carrinho de mão, empilhadeiras, máquinas para etiquetagem, entre outros equipamentos, com o apoio de mais de 10 patrocinadores da cidade e região.

De acordo com Bruna de Oliveira, aluna e uma das realizadoras do evento, a ideia foi fazer um trabalho de conclusão de curso diferente do que já existia. “Queríamos mostrar que a logística vai muito além do transporte de materiais. Ela é reponsável por todo o fluxo de recursos e informações dentro de uma empresa. Durante o processo, precisamos lidar com problemas reais, como falta de espaço, número de produtos que não batiam com o planejado e várias outras situações que nos fizeram buscar soluções e aprender mais. Foi gratificante poder participar e acredito que tenha contribuído muito para a integração de todos os envolvidos”, diz.

Além do diferencial da organização da estrutura, a feira também conta com o envolvimento dos alunos dos cursos Técnico em Segurança do Trabalho, que ficaram responsáveis pela análise e prevenção de acidentes na empresa fictícia, da área de moda para o desenho dos uniformes, e da área de comunicação e artes, que farão a cobertura e o cerimonial do evento.

 Expolog é gratuita e terá palestras

Entre os dias 26 e 29 de setembro, a Expolog estará aberta para visitação gratuita. A feira conta ainda com uma programação de palestras todos os dias, sempre das 19h30 às 20h30, sobre diversos assuntos que permeiam a área para os interessados no universo da logística.

No dia 26, Carlos Hipólito, instrutor da Rumo irá palestrar sobre o transporte de cargas por vias férreas. No dia seguinte, Sergio Alves dos Santos, proprietário da Aramov, irá liderar o bate-papo Equipamentos para Movimentação de Materiais.

Já no dia 28, é a vez de Petra Anny Frey, engenheira aeronáutica da Airship do Brasil, que vai falar sobre os dirigíveis, com o tema Tecnologia Mais Leve Que o Ar. E, para encerrar a programação, no dia 29, Alexandre Tabarelli,  gestor da Arasix, falará sobre Transporte Logístico.

Para participar das palestras, é necessário fazer a inscrição gratuita com antecedência na unidade. Mais informações sobre o evento e cursos da área podem ser encontradas no Portal  www.sp.senac.br/araraquara.

Serviço:

Expolog

Data: 26 a 29 de setembro
Horário: das 19h15 às 22 horas
Local: Senac Araraquara

Visitação gratuita.

 Senac Araraquara

Rua João Gurgel, 1935 – Carmo / Araraquara – SP
Informações: www.sp.senac.br/araraquara

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *