Justiça

Apoio do público protege a Lava Jato de sabotagens, afirma Moro

Apoio do público protege a Lava Jato de sabotagens, afirma Moro
O juiz disse que é importante melhorar as leis contra a corrupção, mas ressaltou a importância de agilizar o sistema judicial
11:37| 16/07/2016
Lava Jato - USA

O apoio da opinião pública à operação Lava Jato é importante para barrar tentativas de obstrução da Justiça por parte dos investigados, afirmou nesta sexta (15) o juiz federal Sergio Moro, em evento nos Estados Unidos.

“Nesses casos envolvendo políticos, diretores e donos de empresas, é importante ter a opinião pública do seu lado, para evitar qualquer tipo de obstrução da Justiça, especialmente num país que não tem uma longa tradição na aplicação da lei nesse tipo de caso”, afirmou Moro, durante uma homenagem que recebeu na American University, em Washington.

Um dos pontos positivos da grande repercussão gerada pela Lava Jato, disse ele, foi tornar o processo judiciário mais conhecido dos brasileiros. “Dizem que hoje em dia no Brasil todo mundo sabe os nomes dos juízes do Supremo, mas não dos jogadores da seleção”, brincou.

O juiz voltou a citar a lentidão da Justiça como um dos principais problemas na luta contra a impunidade dos corruptos, mas ressaltou que o governo e o Legislativo “também tem que fazer o seu dever de casa”. Questionado por um participante do evento porque políticos corruptos continuam a ser eleitos no Brasil, Moro disse que é algo “perturbador”.

Sem citar o nome do político, ele lembrou o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) como símbolo dessa impunidade eleitoral.

“Temos um deputado federal com um mandado de prisão internacional emitido aqui, em Nova York, e outro emitido pela França. Mas ele continua sendo deputado”, disse. “É estranho que as pessoas continuem a votar nessa pessoa”.

Para ele, isso talvez ocorra devido à influência econômica do candidato, que muitas vezes usa recursos proveniente de atividades criminosas, o que lhe dá vantagem sobre políticos honestos. A pressão popular, afirmou, é fundamental para mudar essa situação.

“É importante que a opinião pública exija mudanças nas instituições brasileiras. O que nos dá esperança nesse caso é o apoio da opinião pública. Mais de 3 milhões de pessoas foram às ruas em protesto neste ano contra muitos temas, mas a luta comum era contra a corrupção”, disse.

Moro foi a Washington para participar de uma série de eventos e homenagens. Em todos eles, explicou como a Lava Jato começou e é conduzida, ressaltando as dificuldades que a operação enfrenta devido à lentidão da Justiça. Ao comentar que a Lava Jato já sofreu “centenas de recursos”, fez piada: “Às vezes nem consigo ir ao banheiro sem que chegue um recurso”.

Moro disse que é importante melhorar as leis contra a corrupção, mas ressaltou a importância de agilizar o sistema judicial.

“Temos leis lindas e modernas, mas muitas vezes o sistema simplesmente não funciona”, disse. “As pessoas lembram a famosa frase do ex-presidente Bill Clinton, ‘É a economia, estúpido!’. Neste caso, é o processo”. Com informações da Folhapress.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *