Araraquara

Após anos de luta, vereadores apoiam inauguração de novo Cras

Após anos de luta, vereadores apoiam inauguração de novo Cras
Espaço, localizado no Jardim Cruzeiro do Sul, tem capacidade para atender 3500 famílias

13DEZ2017|  7:17   –  IMPRENSA CAM – Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

Após cinco anos de funcionamento em espaço alugado no Jardim Cruzeiro do Sul, foi inaugurada na manhã de terça-feira (12) a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), batizada de “Ida Garcia da Cruz”. Agora são 286,94 m2 de área construída, com espaços para atendimento, oficinas e brinquedoteca, com capacidade para atender 3500 famílias de 10 bairros da região, aumento de mais de 100% se comparado à estrutura de atendimento anterior.

Citando trecho da música de Arnaldo Antunes “A nossa casa é onde a gente está”, a diretora da unidade Giovana Peres Arruda pontuou a conquista como elemento motivador para a continuidade dos trabalhos prestados, oferecendo mais conforto e oportunidades aos usuários. “Vamos construir uma nova história nesta casa, que é de todos nós”, completou.

Com atuação na área de assistência social, assumindo inclusive a titularidade da pasta em gestões passadas, o vereador José Carlos Porsani (PSDB) foi reverenciado em todas as falas como o grande articulador dessa conquista. De acordo com o parlamentar, a nova sede começou a ser projetada em 2012, visando atender ao maior número possível de bairros, o que exigia uma localização estratégica.

“Este espaço, cedido pela Prefeitura, fica em ponto privilegiado e próximo aos demais equipamentos públicos em funcionamento na região”, colocou Porsani, para quem o Cras, mais do que uma porta de entrada, é uma saída. “Muitas pessoas recuperam sua dignidade aqui”, enfatizou.

Na ocasião, o prefeito Edinho Silva (PT) anunciou a criação do programa “Território de Cidades”, com lançamento previsto para fevereiro de 2018. A ideia é articular todos os projetos sociais desenvolvidos no município, sob a coordenação do Cras. “Para mim, a rede Cras deveria ser tão ampla quanto a educação e saúde, porque se existe uma instituição capaz de articular todas as políticas púbicas, o nome dela é Cras”, afirmou Silva.

Os vereadores Édio Lopes, Thainara Faria e Paulo Landim, todos do PT, foram lembrados pelo prefeito devido à sua ligação com o bairro. “Não havia nada nessa região em 2001, nem pavimentação. As unidades de saúde e as creches que existem hoje só foram conquistadas graças às reivindicações da população pleiteadas no orçamento participativo”, ressaltou Lopes. Além deles, estavam presentes o presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), e os parlamentares Edson Hel (PPS), Roger Mendes (PP) e Toninho do Mel (PT).

 

Parceria

A nova sede é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Araraquara; Empresa IE Madeira, responsável pela linha de transmissão da energia do Rio Madeira (Rondônia) até a Subestação de Araraquara; Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O investimento total foi de R$ 745 mil.

Homenageada

Lembrada pelo filho Donizete José da Cruz como uma senhora de estatura pequena, mas de coração enorme, Dona Ida Garcia da Cruz nasceu em 1925, em Santa Lúcia. Após se mudar para Araraquara, a mãe de 8 filhos passou a ser conhecida na cidade por sua bondade e alegria, estando sempre a postos para socorrer os necessitados. Dona Ida faleceu em 2006 aos 81 anos.

Confira fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHskpNTaZi

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *