Araraquara

Araraquara conta com inventário de árvores

Araraquara conta com inventário de árvores

Vereador João Clemente (PSDB) questionou existência de mapeamento e das condições das árvores do Município


Araraquara é conhecida pelas árvores Oitis, que permeiam o passeio público. Mas a cidade também abriga outras espécies, como Alfeneiro, Pata de Vaca, Chorão, Escova de Garrafa e Resedá, todas elas mapeadas pelo inventário municipal, elaborado digitalmente pela Prefeitura, entre os anos de 2012 e 2019. O assunto foi levantado em maio, após Requerimento nº 392/2021 de autoria do vereador João Clemente (PSDB) questionar as condições das árvores do Município e se alguma delas apresenta risco à população.
No dia 03 de junho, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade enviou resposta, informando que tal inventário computa apenas as árvores existentes no passeio público, sem contar as plantadas em praças, parques e canteiros centrais. “A atualização e o enriquecimento do banco de dados vêm sendo executados desde março, paralelamente ao trabalho de vistoria de árvores”, diz o documento, assinado pelo gerente de Conservação, Arborização Urbana e Biodiversidade, Fernando de João Braga.
Segundo o gerente, há árvores com risco de queda, “mas não somente pelo estado fitossanitário comprometido, mas também por serem árvores altas e isoladas, onde a incidência de ventos e vendavais ocasiona riscos maiores.”
De acordo ainda com Braga, os trabalhos de poda, remoção, destoca e eventual replantio são realizados após requerimento protocolado pelo munícipe, ou durante trabalhos de revitalização arbórea realizados pela Administração: “A revitalização teve início em abril passado, ocorrendo em trechos da Avenida Luís Alberto, Napoleão Selmi Dei, Bento de Abreu e Avenida Francisco Sales. Também são executados pequenos plantios em canteiros centrais, em parceria com a iniciativa privada”.
Ficus deve ser podada
No requerimento, Clemente questionou sobre o estado específico de uma árvore, plantada na Rua Senhora Nair de Teffé, na Vila José Bonifácio. A Prefeitura informou que se trata de uma Ficus, espécie não indicada para calçamento urbano. Junto ao documento, foi anexado um laudo técnico, elaborado em 27 de julho de 2020, que recomenda a poda completa da árvore, embora esteja sadia.
“É bom saber que Araraquara conta com um inventário municipal de árvores, mas é preciso melhorá-lo para que, de fato, seja um instrumento que forneça informações sobre as condições de todas as árvores, auxiliando, assim, numa política pública de retirada ou substituição das mesmas quando necessário”, afirma Clemente.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *