AraraquaraSLIDER

Araraquara divulga programação do Pint of Science

Araraquara divulga programação do Pint of Science
A edição de 2017 ocorre nos dias 15, 16 e 17 de maio

24ABR2017| 14h55 - José Angelo Santilli

Pint of Science é um festival com bate-papos sobre ciência que ocorre em bares e restaurantes de 11 países, incluindo o Brasil com 22 cidades

Araraquara é um dos municípios brasileiros a receber a edição de 2017 do Pint of Science, um festival de divulgação científica que ocorre simultaneamente em 100 cidades, espalhadas por 11 países, nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2017.

O grande diferencial do evento é que ao invés dos cientistas receberem os interessados em algum tema dentro de seus laboratórios ou auditórios das universidades, eles vão até os bares, cafés e restaurantes da cidade para discutir, de uma forma bem descontraída, sobre os temas em pauta.

A ideia de ser um grande festival de divulgação científica vem dos grandes eventos de música, onde várias bandas se apresentam em palcos diferentes, repetindo o modelo em outros países. Mas no caso do Pint of Science, as luzes se focam na integração entre pesquisadores e público, regada a comes e bebes, permitindo que a ciência se mostre mais leve, divertida e próxima da sociedade.

O festival surgiu pela iniciativa de Michael Motskin e Praveen Paul, quando eram pesquisadores do Imperial College London. Do Reino Unido, o evento já se expandiu para Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, França, Irlanda, Itália, Japão e Tailândia.

No Brasil, são 22 municípios participando da edição com entrada gratuita, na qual os participantes pagarão apenas o que cada um consumir nos estabelecimentos. Recomenda-se chegar antes para garantir lugar, já que não serão realizadas reservas ou inscrições antecipadas.

A organização do evento em Araraquara já garantiu os espaços do Quintal do Carmo e da Água Doce Cachaçaria como palcos do festival e debate com pesquisadores da Unesp e UFSCar sobre temas como: a participação feminina da física e astronomia, “Como a química afetou o consumo de batata frita e está prevendo as mudanças climáticas”, entre outros.

Confira a  programação completa de Araraquara aqui.

Leia mais:

Kátia Kishi, jornalista especializada em ciência

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *