Araraquara

Araraquara ganha Centro de Hemodiálise modelo no Brasil

Araraquara ganha Centro de Hemodiálise modelo no Brasil, representando a Câmara Municipal de Araraquara, o presidente Elias Chediek, elogiou as modernas instalações e destacou que o maior valor é humano
13:45|07/05/2016
José A Santilli

Foi inaugurado nessa sexta-feira, dia 6 de maio, o Centro de Referência Regional de Hemodiálise de Araraquara, no bairro Higienópolis, na região do Jardim Martinez, cujo atendimento abrange 20 cidades da região alcançado aproximadamente 600 mil habitantes desses municípios.

Representando a Câmara Municipal de Araraquara, o presidente Elias Chediek, elogiou as modernas instalações e destacou que o maior valor é humano.  “A dedicação dos profissionais e a excelência dos serviços aqui prestados visam melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares”, disse Chediek.

O prefeito Marcelo Barbieri pediu apoio dos vereadores para fortalecer o Centro de Referência Regional de Hemodiálise de Araraquara. “Este é um Centro de referência e excelência em hemodiálise para pacientes do SUS, que servirá de modelo para todo o País. Por isso, é essencial a união de esforços da Prefeitura, Câmara Municipal, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde e Ministério Público, para que o serviço se fortaleça cada vez mais e atenda com qualidade aqueles que precisam”, disse o prefeito.

A cerimônia foi prestigiada também pelos vereadores Edna Martins (PSDB), João Farias (PRB), Édio Lopes (PT), Gérson da Farmácia (PMDB), Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), José Carlos Porsani (PSDB), Adilson Vital (PV), William Affonso (PDT), Juliana Damus (PP), Dr. Lapena (PP) e Dr. Helder (PTB). Também estiveram presentes o promotor público da Saúde, Álvaro Andre Cruz Junior, o secretário municipal de Governo, Comunicação, Esportes e Lazer, Aluísio Braz, o Boi, representantes da Diretoria Regional de Saúde III e da Secretaria Municipal de Saúde, entre outros convidados.

Os responsáveis pelo Centro de Referência são sete médicos especialistas em Nefrologia: Dr. Antônio Angelo Longo, Dr. José Luiz Saheb, Dr. Douglas Pinotti Gonçalves, Dra. Camila Velasco Nalin, Dr. Marco Antonio Caetano, Dr. Victor Luiz Longo Galvão Silva e Dra. Maria Cunha Barbosa  Saheb.

O médico Antônio Ângelo Longo também comentou sobre a estrutura do local. “Esse é um sonho que está se concretizando e que é uma das melhores áreas físicas para tratamento de dialíticos no Brasil”, destacou o médico. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo médico José Luiz Saheb. “Vamos continuar trabalhando pelos pacientes de Araraquara e região, oferecendo atendimento humanizado. Esse é um grande centro de excelência para tratamento dos nossos pacientes”, comentou.

O Centro atende 85% dos pacientes através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), e outros 15% por meio de convênio privado. O Centro tem capacidade para atender 500 pacientes por mês. Como cada paciente precisa fazer 13 sessões de hemodiálise a cada mês, a capacidade do Centro é de 7.500 sessões/mês, totalizando 90 mil atendimentos por ano.

Centro de Referência Regional de Hemodiálise de Araraquara

Com 2.560 metros quadrados de área construída, o Centro dispõe da mais moderna tecnologia, com recursos que vão além das exigências, normas e protocolos de qualidade e segurança dos órgãos reguladores do país. O Centro é dotado de uma sala com 75 pontos de hemodiálise, 56 deles para pacientes que não têm doenças infectocontagiosas. Outra sala é destinada para pacientes em quarentena, que ainda não tiveram seu diagnóstico concluído, porém, já necessitam da hemodiálise.

Há salas exclusivas para sessões de hemodiálise em pacientes portadores do HIV, pacientes com Hepatite B, e outra para pacientes com Hepatite C. Há salas ainda para limpeza de capilares, guarda de capilares, consultório para atendimento de pacientes internos, sala para serviço de diálise peritoneal, sala para treinamento de funcionários, sala para treinamento dos funcionários, consultórios para psicóloga, assistente social e nutricionista, banheiros com acessibilidade, sala para guarda de sais (utilizados na filtragem de sangue), laboratório de manipulação de medicamento para hemodiálise e farmácia automática para a produção de sais.

Também dispõe de centro de tratamento de água, que reduz em mais de 99,8% os eletrólitos da água, com alto grau de purificação e esterilização. Filtro de osmose reversa, para recuperação de 60% do rejeito após a produção da água ultrapura. A água recuperada é utilizada somente para limpeza externa e rega de jardim.  Tratamento, provavelmente o único do Brasil, para água de hemodiálise composto por: demonização, duas osmoses reservas, esterilização da água e máquinas durante o dia com luz Ultravioleta-C, esterilização noturna da água e máquinas de ozônio. Este moderno e completo tratamento de água para hemodiálise propicia redução das reações pirogênicas e bacteriana em 99,99%, quase zero, o que melhora a qualidade de vida e a sobrevida dos pacientes em hemodiálise.

É a única hemodiálise da região a possuir máquina para realização de hemodiálise lenta contínua, para pacientes extremamente graves, com insuficiência renal aguda e necessitando de hemodiálise. No andar superior estão o setor administrativo, as salas para educação continuada dos funcionários e sala de educação para alunos universitários, com equipamento para videoconferência.

IDNews-Usa_Portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *