AraraquaraSLIDER

Araraquara receberá 120 milhões de reais para retirada dos trilhos na região central

Araraquara receberá 120 milhões de reais para retirada dos trilhos na região central
Cabo Magal Verri participou de articulação para liberação da verba pelo Governo Federal

18JUL2017|  8:25 - IMPRENSA CAM

A construção das oficinas de manutenção de locomotivas e do posto de abastecimento no pátio de manobras junto à estação de Tutóia era o que faltava para a sequência do projeto de retirada dos trilhos da região urbana da cidade de Araraquara. O vereador Cabo Magal Verri (PMDB), com apoio do deputado federal Capitão Augusto (PR-SP), do prefeito Edinho Silva (PT), além do comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Adalberto José Ferreira, articulou uma reunião com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, e com diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), visando à obtenção dos recursos para essa obra. O encontro ocorreu no último dia 13 em Brasília.

O resultado da agenda foi a liberação, por parte do Governo Federal, de R$ 120 milhões, recurso necessário para a conclusão do projeto e posterior retirada dos trilhos do centro da cidade. As obras estão previstas para começar dentro de 180 dias. “Essa é uma demanda antiga do nosso município. Estou muito satisfeito com o resultado que conseguimos. Com certeza, todos os cidadãos se beneficiarão. Será uma transformação muito grande na história da cidade”, destacou Verri.

Com a conclusão das obras liberadas pela União, 100% dos trens utilizarão o novo contorno ferroviário e mais de um milhão de metros quadrados dentro do município estarão disponíveis. Na Câmara Municipal, uma comissão de estudos pensa propostas para ocupação da área, que deve, inclusive, abrigar uma cidade administrativa, com novos prédios para o Legislativo, outro para a Prefeitura, além de uma nova sede para o Corpo de Bombeiros.

O prefeito já pensa em propostas também para os acessos viários e até para aliviar a Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, dos problemas de inundações que ocorrem em períodos de chuva. “Sem dúvida, essa será uma obra histórica para Araraquara e seu início ocorre no ano em que a cidade completa 200 anos de existência”, afirmou o prefeito.

 Caminhando pelos trilhos

 O deputado federal Capitão Augusto esteve em Araraquara nesta segunda-feira (17) para visitar, juntamente com o vereador e o prefeito, o local onde serão realizadas as obras. Viu também a área ocupada pelos trilhos e oficinas dentro da cidade. Augusto ficou impressionado com a dimensão do projeto. “Havia 31 municípios com demandas para esse recurso, mas conseguimos a liberação para Araraquara a fim de concretizar essa proposta, que é muito maior e mais importante do que eu imaginava”, afirmou.

 Participação política: militares do 13º BPMi

Aproveitando a vinda do deputado federal a Araraquara, Verri articulou uma reunião com os militares do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior. Na ocasião, Augusto chamou a atenção dos policiais para os projetos em tramitação em Brasília e que são de interesse da classe. “Muitas propostas apresentam melhorias significativas para a PM. Por isso, acompanhem todo o processo que envolve a votação dessas medidas”, solicitou.

Fotos: https://flic.kr/s/aHsm4GqqEz

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *