Araraquara

Araraquara: Rua Voluntários da Pátria: curiosidades históricas

Araraquara: Rua Voluntários da Pátria: curiosidades históricas

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

IDN – Interior – Araraquara


Atualmente cartão postal da cidade, a Rua Voluntários da Pátria, a famosa rua 5, recebeu esse nome por um triste motivo: a Guerra do Paraguai, iniciada em 1864. Na época, a Vila de Araraquara enviou 30 jovens voluntários para o combate. Cinco anos depois, apenas 10 voltaram, alguns mutilados. Por isso, em 1º de julho de 1914, a rua 5, que se chamava “Alegre”, passou a ser a “Voluntários da Pátria”.

Já o famoso túnel verde de Oitis foi plantado em 1911, quando o prefeito Major Dario Alves de Carvalho mandou vir do Rio de Janeiro 400 mudas da espécie, plantadas no trecho entre as Avenidas Djalma Dutra e José Bonifácio, e na atual Rua São Bento, onde não há mais nenhuma árvore da espécie. Atualmente, esse túnel de árvores é tombado pelo Patrimônio Histórico do Município, como ‘patrimônio imobilizado’, de preservação permanente.

Foi nela, ainda como Rua Alegre, que em setembro de 1909 começou a funcionar a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara. Como quase tudo no passado, a construção não havia sido registrada em cartório, onde até recentemente constavam dois pastos a ocuparem a área.

Parte das calçadas jurássicas do município também está localizada nessa rua, onde é possível encontrar pegadas de dinossauros e informações das espécies que deixaram suas marcas nas lajes de arenito da Formação Botucatu há milhões de anos. Elas fazem parte do atual Boulevar dos Oitis, inaugurado em setembro de 2008.

O conjunto é completado com o Museu Arqueológico e Paleontológico de Araraquara – MAPA, na esquina com a Avenida Portugal. O local abriga, entre outros, um acervo de lajes de arenito, com marcas de pegadas de dinossauros e mamíferos do período Cretáceo, que andaram por aqui há aproximadamente 135 milhões de anos.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *