Brasil

Artigo de pesquisadores do CDMF é capa da revista American Chemical Society

| IDNews | José Angelo Santilli/Araraquara  | Foto: © José Angelo Santilli

Na pesquisa em nanotecnologia, um esforço significativo é dedicado a fabricar padrões de nanopartículas metálicas nas superfícies de diferentes semicondutores para encontrar materiais inovadores com características favoráveis, como propriedades antimicrobianas e fotocatalíticas.

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP, apresentou um trabalho envolvendo o  progresso experimental e computacional, com a abordagem combinada, sobre a atividade antimicrobiana contra Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) de amostras de α-Ag2WO4 (tungstato de prata) sintetizadas, publicado na capa da edição desta semana da Revista American Chemical Society.

Observações diretas do arranjo de Ag NPs nos compostos α-Ag2WO4 irradiados com um feixe de elétrons e laser, através de microscopia eletrônica de transmissão (TEM) E LASER. Este desempenho superior pode ser atribuído aos efeitos cooperativos das facetas de cristal e engenharia de defeitos. Estes resultados sobre a síntese e estabilidade dos  α-Ag2WO4 podem ser usados para o desenvolvimento de agentes bactericidas altamente eficientes para uso em remediação ambiental e a extensão potencial de métodos para produzir materiais com aplicações catalíticas.
Nanopartículas α-Ag2WO4 composto; irradiação com laser de feixe de elétrons e femtosegundos (incidência de luz em tempo extremamente pequeno, em que o material  está sem movimento).

Artigo Tailoring the bactericidal activity of Ag2WO4 composite induced by electron beam and femtosecond laser irradiation: integration of experimental and computational modeling, Nadia Macedo, Thales Machado, Roman Roca, Marcelo Assis, Camila Foggi, Verónica Puerto-Belda, Gradys Vega, André Rodrigues, Miguel san Miguel, Eloisa Cordoncillo, Hector Beltran, Juan Andres e Elson Longo, ACS Appl. Bio Mater. 2 , 824,2019.

Acesse o artigo em:

https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acsabm.8b00673

Créditos da capa: Thales Rafael Machado, Roman Alvarez Roca, Nadia Guerra Macedo, Marcelo Assis e Ênio Longo

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *