AraraquaraSLIDER

Artigo sobre farmacoterapia é premiado pelo Conselho Federal de Farmácia

Artigo sobre farmacoterapia é premiado pelo Conselho Federal de Farmácia
Autoras fizeram a pesquisa no Centro de Referência do Idoso de Araraquara

 18AGO2017|  7:   -  IMPRENSA CAM

Com o apoio da Câmara Municipal de Araraquara, as autoras do artigo “Indicadores de resultado da implantação da gestão integral da farmacoterapia em um centro de referência do idoso de Araraquara”, selecionado para integrar a publicação “Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS”, realizaram sua pesquisa junto ao município e receberam uma placa de homenagem do Conselho Federal de Farmácia pelo trabalho. A solenidade ocorreu no Conselho Regional de Farmácia, com a presença do presidente da unidade local, Evandro Yashuda, dos vereadores Edson Hel (PPS) e Gerson da Farmácia (PMDB) e do presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB).

O artigo foi escrito a partir de resultados da pesquisa de mestrado da farmacêutica Fernanda Mariana de Oliveira, sob orientação da professora Patrícia de Carvalho Mastroianni, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp. A farmacêutica e coordenadora de atenção básica, Silvana Lee, e a coordenadora do Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria), Oriomar Carmagnani, a Teka, também fizeram parte do trabalho e são coautoras da publicação.

O trabalho buscou correções positivas na medicação dos idosos do Cria, a partir da avaliação de sua necessidade, efetividade e segurança para o usuário. “A maioria dos pacientes sofreria de Alzheimer, sendo que alguns, após o tratamento, até saíram do diagnóstico”, explicou Patrícia.

Para Edson Hel, a pesquisa é de extrema importância para o município. “Esse trabalho vai ao encontro do que idealizamos com a ‘Semana do uso correto de medicamentos’, gerando economia aos cofres públicos e melhorando a saúde da população”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal ressaltou como essa iniciativa contribui para a integração do profissional de farmácia à equipe de assistência da rede básica. “Que o resultado positivo desse trabalho possa ser ampliado para mais pessoas. É a saúde que ganha com a atuação dos farmacêuticos no acompanhamento do uso de medicamentos”, ressaltou.

O diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, Luis Vitor Silva do Sacramento, também compareceu ao evento, assim como as farmacêuticas da rede de saúde básica do município que contribuíram com o trabalho.

 Confira o artigo premiado no site: http://www.cff.org.br/userfiles/Experi%C3%AAncias%20Revisadas%20-%20Fevereiro%202017.pdf

Fotos disponíveis no Flickr da Câmara Municipal: https://flic.kr/s/aHsm6JDri4

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *