AraraquaraSLIDER

Assentamento Bela Vista possui diversas demandas sociais

 Assentamento Bela Vista possui diversas demandas sociais
Na unidade de saúde do assentamento, Zé Luiz encontrou várias necessidades. A farmácia do posto atende apenas às terças-feiras

09JAN2017| 15:18
 Imprensa CAM

O vereador Zé Luiz, o Zé Macaco (PPS), foi chamado por moradores da Agrovila do Assentamento Bela vista, na última terça-feira (07), para ouvir suas reivindicações para o local. “Nós pretendemos atender as pessoas das regiões que mais necessitam do poder público e o assentamento é um desses lugares”, afirmou o parlamentar.

U.S.F Elias Zakaib – Bela Vista

 Na unidade de saúde do assentamento, Zé Luiz encontrou várias necessidades. A farmácia do posto atende apenas às terças-feiras, pois a farmacêutica da prefeitura atende uma USF diferente a cada dia da semana. Por isso, há a necessidade de contratação de, pelo menos, um auxiliar de farmácia para dispensa de medicação.

“Os moradores vivem longe da cidade e não têm condições de viajar para conseguir seus remédios. Nós precisamos da farmácia aberta com mais frequência para atender a população”, destacou Cláudia Maciel, enfermeira chefe da USF.

Há um déficit no quadro de funcionários. O posto não possui um auxiliar administrativo, profissional responsável por realizar agendamentos de consulta, além de atendimento telefônico e recepção. Essa situação dificulta o trabalho da equipe de enfermagem, pois ela está acumulando essas atividades.

Segundo Cláudia, o gerador não está funcionado e toda sexta-feira à tarde há interrupção no fornecimento de energia. “Não podemos formar um estoque de vacina. Eu trago uma pequena quantidade, uma vez por semana, porque se a câmara fria desliga, nós perdemos toda a medicação”, afirmou a enfermeira.

Zé Luiz também constatou a necessidade de um profissional da área de segurança. “Além de ser um lugar afastado, o quadro de funcionários é formado majoritariamente por mulheres”, ressaltou o vereador.

EMEF do Campo “Prof. Hermínio Pagotto”

 Na Escola do Campo, mais demandas. A estrutura física da instituição necessita de uma reforma geral. As salas de aula apresentam infiltração nas paredes e forro, as janelas de madeiras estão tomadas por cupim, a pintura está descascando e o portão está quebrado.

A quadra de esportes está com problemas de iluminação, pois, com os fortes ventos, as lâmpadas fixadas na cobertura do ginásio caem, se quebram e não são repostas. Para Zé Luiz, “a melhor solução seria a instalação de luminárias laterais”. Além disso, a tabela de basquete está sem aro e, assim como no restante da escola, a pintura precisa ser refeita.

“Desde 2010, quando comecei a trabalhar aqui, não há manutenção nessa quadra. À noite, não podemos realizar campeonatos esportivos nesse espaço por falta de iluminação adequada”, afirmou Fábio Leite, professor de Educação Física.

No lactário da creche, os azulejos estão se desprendendo da parede, não há liquidificador e o forno não funciona. As chuvas levaram toda a areia do parquinho e uma árvore com grandes galhos secos, acima do local, ameaça a segurança das crianças.

A diretora da escola, Fernanda Paulino, apontou mais um problema. “Nós estamos com o quadro de pessoal incompleto. Não temos nenhum auxiliar administrativo e precisamos de mais profissionais na limpeza, pois cedemos uma pessoa para o posto de saúde que estava sem ninguém nessa área”.

 Acessibilidade na Agrovila

 A estrada e as ruas do assentamento estão esburacadas, inclusive a entrada da Agrovila e o acesso à escola e aos lotes.  Essa realidade dificulta a mobilidade dos moradores, principalmente, em época de fortes chuvas.

“Para as crianças que estudam é muito ruim essa situação, pois quando chove muito o ônibus escolar não passa pelos lotes e elas perdem aula”, destacou Maria Helena Pereira, moradora do Bela Vista.

Zé Luiz levará as demandas à Prefeitura de Araraquara em busca de soluções imediatas. “Nós precisamos ouvir o povo e trabalhar em conjunto para resolver esses problemas, a partir da mobilização social”, finalizou o vereador.

Link Fotos: https://flic.kr/s/aHskQTw7vw

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *