Ícone do site IDNews

Atiradores que mais se destacaram em 2019 são homenageados com Diploma Valor Militar

Atiradores que mais se destacaram em 2019 são homenageados com Diploma Valor Militar

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

Honraria foi conferida em solenidade na Câmara Municipal

IDN/Interior/Araraquara

 

Na noite de sexta-feira (22), 15 atiradores do Tiro de Guerra de Araraquara foram homenageados em solenidade no Plenário da Câmara Municipal com o Diploma Valor Militar. A honraria foi conferida com base em critérios como disciplina, dedicação cívica, colaboração com o grupo e patriotismo, e os homenageados foram escolhidos pelos seus superiores hierárquicos.

Inicialmente, o Diploma Valor Militar foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 413 de 2000. Na época, a honraria era outorgada aos dez atiradores que mais tivessem se destacado durante o período de instrução. Posteriormente, foi regulamentado pelo Decreto Legislativo nº 914 de 2015, que ampliou a homenagem para até 25% dos atiradores inscritos no período de instrução.

O chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-002, subtenente Cleitor de Almeida Paiva, apontou que “esses jovens, durante o ano de instrução, demonstraram a todos os seus instrutores valores que não são somente de militares, mas que todo militar tem que ter na sua carreira, como dedicação, fé na missão, disciplina, vontade de vencer e muita coragem, por enfrentarem o dia a dia, por chegarem cedo no Tiro de Guerra, saírem para estudar, trabalhar e sempre ‘correr atrás’”. Ele parabenizou também os pais dos jovens, por terem transmitido tais valores aos filhos.

“Fico imaginando quanto sucesso esses jovens terão no futuro, pois estão demonstrando, desde cedo, que são especiais. Ninguém recebe uma homenagem por acaso”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB). “Vocês foram escolhidos por se destacarem na jornada cumprida junto ao Exército Brasileiro, servindo o Tiro de Guerra. Acredito que todos vão levar muitas recordações deste ano que passaram servindo a pátria e que foi um aprendizado com valor inestimável.”

O 1º tenente César Ricardo Velasque Trindade, delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar da 5ª Circunscrição do Serviço Militar, destacou o serviço prestado pelos jovens: “Algumas vezes, vocês já ouviram a frase: ‘Tudo o que deve ser feito merece ser bem feito’. Este enunciado se encaixa perfeitamente no período passado por vocês no Tiro de Guerra, pois, com certeza, concluíram as tarefas e missões impostas a vocês com zelo, vontade e responsabilidade. Que este diploma não seja apenas envolto em uma moldura e colocado na parede de suas residências. Seja ele também um estímulo para conquistas maiores e, com o passar do tempo, recordem-se que um dia estiveram nesta Câmara Municipal e foram homenageados”.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Junior, representou o Executivo na cerimônia e ressaltou que “a carreira militar não é melhor nem pior que qualquer outra profissão, mas nós temos alguns ingredientes que nenhuma outra profissão carrega. Quando ingressamos em uma instituição militar, nós juramos defender a pátria e o nosso cidadão com o sacrifício da própria vida”. Ele recordou as dificuldades que os ingressantes na carreira militar sentem no início e destacou o papel da família na formação dos jovens: “O nosso esteio vem realmente da base, e a instituição militar acaba moldando aqueles valores que foram plantados lá na nossa família”.

Também compôs a mesa de honra o 1º sargento Fábio Bezerra de Lima, instrutor do Tiro de Guerra 02-002, de Araraquara.

Dedicação reconhecida

Os 15 atiradores homenageados em 2019 foram:

Gabriel Antonio Scalli Nunes

Gabriel Henrique Torres

Gabriel Moura Leite Surian

João Pedro Siqueira Ferreira

Luan Nunes da Silva

Luis Marcio Aparecido Bento

Mateus Henrique de Oliveira

Murilo de Oliveira Romanelli

Pedro Gomides de Oliveira

Pedro Henrique das Chagas de Souza

Rafael de Camargo

Robson Borges de Jesus

Rodrigo Zin da Silva Oliveira

Victor Gonçalves Kim

Vinicius Pereira Lima Zanellato

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile