Araraquara

Atividades culturais da Consciência Negra no Centro Afro Araraquara

Araraquara se prepara para as atividades do mês da Consciência Negra, nesta sexta-feira (13) que vêm sendo preparadas pela Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular. O tema será “por uma sociedade sem racismo” (#porumasociedadesemracismo).

De acordo com a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara, Alessandra de Cássia Laurindo, o tema tem como ideia estimular as pessoas a usarem a hashtag, “mas para além do virtual”. “As pessoas devem exercitar cotidianamente a desconstrução do racismo”, estimula a coordenadora.

Na programação cultural estão confirmados: a exposição fotográfica “Retratos de um sonho”, do fotógrafo Luciano Valério; o lançamento do videoclipe “O Canto das Três Raças”; e também o lançamento do CD “Meu Universo é o Samba”, do cantor Junior Barros. A programação será realizada na sexta-feira (13), no Centro de Referência Afro Mestre Jorge, a partir das 19 horas.

A exposição “Retratos de um Sonho”, de Luciano Valério, revela cidadãos comuns e ainda relata quais os sonhos que essas pessoas não conseguiram realizar. Luciano é araraquarense, tem 40 anos e há seis é fotógrafo, tendo iniciado a profissão com diversos tipos de registros. Hoje, Luciano é especialista em fotografias de esportes.  Vale destacar que a exposição permanece em cartaz para visitação até o dia 16 de novembro.

Os lançamentos do CD “Meu Universo é o Samba”, do cantor Junior Barros, e do videoclipe “O Canto das Três Raças”, complementam a programação da sexta-feira. O videoclipe “O Canto das Três Raças” apresenta um dueto com Mônica (Grupo Seresteiros) e Bel Souza, além de trazer participações especiais. O vídeo tem a produção do Espaço Arte.

Já o sambista Junior Barros, lança o segundo CD de sua carreira solo: “”Meu Universo é o Samba”, com onze canções, sendo algumas delas regravações, como: “Mil réis” (Noca da Portela e Candeia), “Pagodeando” (Fundo de Quintal), “O Pato” (Jayme Silva e Neuza Teixeira), “Louco” (Wilson Batista e Henrique de Almeida), “Onde o sol se perfuma”  (Almir Guineto) – entre outros. O músico promete uma pequena apresentação acústica no lançamento deste novo trabalho.

Ainda, o programa radiofônico “Do Quintal ao Municipal” (Rádio Uniara) ganha transmissão ao vivo, no sábado (14), direto do Centro de Referência Afro, das 10 às 12h30. Os apresentadores Teroca e Tecão fazem um especial sobre o mês da Consciência Negra, sob o apoio do Restaurante Cantinho de Minas.

Toda a programação é gratuita. O Centro de Referência Afro Mestre Jorge está localizado à Avenida Feijó, 223, no Centro de Araraquara. Mais informações: (16) 3322-8316.

Imprensa Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *