Ícone do site IDNews

Atualização contínua amplia oportunidades profissionais e aumenta rede de contatos

Atualização contínua amplia oportunidades profissionais e aumenta rede de contatos

Em pesquisa, 81% dos recrutadores apontam falta de profissionais com habilidades desejadas para as vagas disponíveis no mercado

| IDNews |Senac Araraquara|Carolina Malandrino

IDN/Interior/Araraquara

Em pesquisa, 81% dos recrutadores apontam falta de profissionais com habilidades desejadas para as vagas disponíveis no mercado
Hoje em dia, as empresas buscam pessoas alinhadas às novas tendências do mundo do trabalho e dispostas a se manterem sempre atualizadas em um mercado que está em constante transformação. Com a tecnologia trazendo inovações em diversas áreas, investir na valorização curricular pode garantir novas oportunidades, como aponta a pesquisa Índice de Confiança, realizada pela consultoria internacional de recrutamento Robert Half.
No levantamento, 81% dos recrutadores entrevistados avaliam que faltam profissionais com as habilidades desejadas para as vagas disponíveis no mercado, principalmente nas áreas de tecnologia, finanças e contabilidade, engenharia, vendas e marketing e recursos humanos. Para Leandro Nassif D’Arco, gerente do Senac Araraquara, a continuidade nos estudos é uma das principais formas para o profissional se aprofundar em uma determinada área e melhorar o desempenho de suas funções.
Com o tempo, as empresas passam a exigir novas habilidades e atribuições e, por consequência, surgem outras necessidades de conhecimento e aprimoramento.  “Para lidar com essa realidade e crescer na carreira, é preciso estar atualizado e preparado, o que faz toda a diferença”, explica.
Segundo Leandro, o ideal é que em tempos de constantes mudanças, boa parte delas promovidas pelos avanços tecnológicos, o profissional siga sempre investindo na sua formação, não apenas na hora em que há a possibilidade de uma promoção. “A boa notícia é que existe um vasto portfólio de cursos profissionalizantes que podem auxiliar o aluno a lidar com a velocidade do mercado de trabalho na atual Era do Conhecimento”.
A busca por diferentes cursos ao longo da carreira também contribui para aumentar a rede de contatos e mantê-la atualizada. “Por mais técnico que seja um trabalho, saber se comunicar, trabalhar em equipe e desenvolver bom relacionamento interpessoal são fatores determinantes para conseguir um emprego, mantê-lo ou solicitar um aumento salarial. Com aulas que trabalham o pensar associado ao fazer, nossa metodologia de ensino, que chamamos de “Jeito Senac de Educar”, tem por objetivo o desenvolvimento por competências, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para formação profissional, aliado a um ambiente de estudos que favorece o networking entre docentes e estudantes”, afirma o gerente.
Leandro ressalta ainda que a decisão de fazer um novo curso deveria sempre partir do desejo em atualizar conhecimento, pois nem sempre a recompensa financeira vem rapidamente. “A formação do bom profissional, a promoção ou ascensão na carreira não acontece do dia para a noite. É como a construção de um prédio. É necessário investir na sua base, em fundações sólidas, para então construir os ambientes e ir subindo a sua estrutura, andar por andar, um de cada vez. Investir em capacitação profissional é investir em si próprio e esse é um investimento que sempre rende bons frutos”, diz Leandro.

Realização profissional
Um exemplo que retrata muito bem a importância da qualificação para a evolução profissional e pessoal é o de Lilian Karina de Souza, de 40 anos. Ela sempre buscou cursos que pudessem garantir novas oportunidades, independentemente do local em que atuava ou da atividade que realizada. No Senac Araraquara, conseguiu realizar o seu sonho.
Lilian passou sua infância e adolescência dentro de um orfanato na cidade de Matão e, ao completar 18 anos, não teve alternativa a não ser trabalhar para se sustentar. Mesmo enfrentando situações difíceis nesse período, sua esperança nunca desapareceu.
Em 2013, resolveu tentar uma bolsa de estudos para o curso Técnico em Estética, obteve sucesso e ingressou na unidade por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). “Como é um curso concorrido, fiquei um bom tempo tentando me inscrever pelo site da instituição. Quando recebi a confirmação da vaga, até pensei que fosse mentira”, conta.
Após concluir a qualificação, Lilian trabalhou por seis meses em um salão da cidade, mas percebeu que precisava abrir o próprio negócio. Atualmente, a ex-aluna oferece em seu espaço os serviços de drenagem, massagem, depilação e bronzeamento artificial. “Sou muito grata à unidade por tudo que me proporcionou e hoje sou uma profissional feliz”, comemora.

Serviço:
Senac Araraquara
Local: Rua João Gurgel, 1935 – Carmo – Araraquara/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile