Araraquara

Audiência pública na Câmara discute empreendedorismo para microempresários

Audiência pública na Câmara discute empreendedorismo para microempresários
De iniciativa da vereadora Thainara Faria, tema foi debatido por diversos convidados

15JUL2017|  11:56 - IMPRENSA CAM

O Plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara recebeu na noite desta sexta-feira (14) uma audiência pública, de iniciativa da vereadora Thainara Faria (PT), para discutir empreendedorismo para microempresários. A ideia do tema surgiu após a parlamentar identificar o grande número de pessoas empreendendo na informalidade.

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o coordenador executivo da Indústria e Tecnologia, Heber Cândido Pereira, ao destacar a importância do debate, afirmou que “sonho e vontade de trabalhar todo mundo tem, mas uma assessoria é imprescindível”.

Segundo o gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fernando Amendola Sanches, “a missão do Sebrae é ajudar a economia, fortalecendo o empreendedor e os empresários, que são empreendedores que se formalizaram”. O gerente informou que, no Brasil, 98% são micro e pequenas empresas, responsáveis por 50% do volume de dinheiro que circula no mercado. “Nosso trabalho é ajudar a melhorar isso. Quem segura a economia são as micro e pequenas empresas, pois elas demitem menos em momentos de crise. Vivemos um momento crítico e pelo menos por mais um ano teremos uma situação turbulenta”, completou. “Oferecemos cursos, palestras e todas as orientações para ajudar os empreendedores, e a maioria dos nossos serviços é gratuita”, lembrou.

O analista do Sebrae, Thiago Campos Silveira, falou sobre as categorias de empresas e do Micro Empreendedor Individual (MEI). “O MEI veio para desburocratizar e para tirar as pessoas da informalidade. Ele exige que se tenha um faturamento até o limite de R$ 5 mil por mês ou R$ 60 mil por ano, e é possível ter até um funcionário. O MEI é válido para costureira, pintor, mecânico, pedreiro, entre outros, é voltado para atividades mais simples. O pagamento da guia dá direito a benefícios. Mas quem tem dúvidas pode sempre procurar o Sebrae. Em Araraquara, temos a Sala do Empreendedor no 9º andar da Prefeitura.”

“Há muita burocracia no Brasil para quem quer abrir sua empresa. A desburocratização é muito necessária. Estamos em contato com a Prefeitura para resolver essa questão”, completou Sanches.

Pereira entende que “é interessante para as indústrias e empresas contratar um MEI. Temos que formalizar. Existem empresas que crescem em momentos de crise e tentamos ajudar nisso”.

Ao final da discussão, o microfone foi aberto para que todos os presentes pudessem tirar suas dúvidas.

“É muito importante levarmos essas informações para quem está começando seu próprio negócio e o Sebrae é referência nessa área, por isso, buscamos essa parceira nessa audiência. Nesse momento de crise, é muito válido incentivarmos o empreendedorismo”, finalizou Thainara.

O Sebrae está na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), nº 2.903, na Vila Ferroviária, e o telefone é o 3303-2420, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. “A primeira consultoria é gratuita. Temos também o 0800-570-0800 e o site www.sebrae.com.br, não tem desculpa para não tirar as dúvidas. Abrir uma empresa exige determinação e disciplina”, enfatizou Sanches.

Já a Sala do Empreendedor fica no 9º andar da Prefeitura de Araraquara, na Rua São Bento, nº 840. O contato pode ser feito também por telefone (3301-5074) ou pelos e-mails [email protected] e [email protected]. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30.

Também estiveram presentes a assessora de políticas LGBT, Filipe Brunelli, a presidente da Associação de Mulheres do Assentamento Bela Vista, Edna Andrade Lacerda, e representantes do vereador Toninho do Mel (PT) e da deputada estadual Márcia Lia (PT).

Fotos: https://flic.kr/s/aHsm4nar6Q

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *