Brasil

Avanço da tecnologia para smartphones ajuda a democratizar o universo da fotografia

Avanço da tecnologia para smartphones ajuda a democratizar o universo da fotografia
Docente do Senac Araraquara dá dicas de como melhorar o resultado do clique com aparelhos que não são profissionais 

26JAN2018 | 7:00   - Assessoria de imprensa da Uniara – Foto ©Uniara

A constante evolução da tecnologia trouxe mais facilidade para a maioria das pessoas, possibilitando o acesso a equipamentos que anteriormente não eram tão populares. Hoje, com a difusão das redes sociais e o gosto pelas famosas selfies, grande parte da população pode usufruir de celulares com câmera digital para registrar momentos em qualquer lugar.

            Nesse universo da fotografia, o que muitos não sabem é que para alcançar um bom resultado é preciso pensar além da câmera, mas na composição da imagem. Para auxiliar os interessados em aprimorar o olhar e as técnicas de fotografia, Rafael Coelho, docente do Senac Araraquara, destaca cinco fundamentos para a composição do clique ideal:

  • Observe a luz ao seu redor – o sistema de captação da qualquer câmera necessita de luz e um ambiente bem iluminado está mais propício a gerar uma foto com boa qualidade. Se possível, priorize a iluminação natural;
  • Procure o enquadramento – o visor do celular oferece a possibilidade de visualizar a foto antes do clique. Alguns aparelhos possuem a opção de habilitar o grid, ou seja, as linhas que dividem a imagem em seis retângulos iguais para a melhor observação da distribuição dos objetos em cena;
  • Explore as configurações – mesmo que você não entenda o que signifique todas as nomenclaturas das configurações, explore-as. Quando perceber, já aprendeu a diferença dos resultados obtidos com pequenas alterações no ISO, na temperatura, entre outras particularidades.
  • Evite o zoom – se o objeto ou a pessoa que deseja fotografar está distante, tente se aproximar fisicamente. O zoom dos equipamentos compactos costuma diminuir significativamente a qualidade das imagens, reduzindo as chances de uma fotografia exemplar;
  • Experimente novos ângulos – abra a mente para novas possibilidades. Muitas vezes, uma foto que ficaria boa tirada da direita para a esquerda pode ficar excepcional se feita da esquerda para direita (e vice-versa). Explore ângulos que nunca experimentou antes e aproveite os resultados.

Por último, mas não menos importante, Rafael comenta a importância de procurar boas referências. “Fotografar não é apenas apertar o botão. Com estudo e  técnica, é possível melhorar a imagem de seu produto ou fazer uma selfie capaz de valorizar ainda mais sua imagem. Observe que grandes fotógrafos conseguem capturar aquela paisagem linda, exatamente como podemos ver e não como o equipamento quer que a vejamos”, explica.


Curso de curta duração

De olho nas necessidades de adaptação às novas tendências, o Senac Araraquara oferece o curso Fotografia com Celular ou Câmera Compacta, com início em 17 de fevereiro, para desenvolver a percepção fotográfica dos interessados por meio de atividades práticas e criativas. Para se inscrever, o aluno deve ter, pelo menos, 14 anos e possuir um smartphone, ou tablet, ou uma câmera compacta.

Além de agregar conhecimento e experiência, a qualificação pode auxiliar na carreira profissional, já que a crescente demanda pelo uso da fotografia digital é crescente em diversas áreas do mundo do trabalho. Para mais informações sobre inscrições e cursos, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/araraquara.

Serviço:

Senac Araraquara

Endereço: Rua João Gurgel, 1.935 – Carmo / Araraquara – SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *