AraraquaraSLIDER

Biologia da Uniara promove curso prático de toxicologia aquática

Biologia da Uniara promove curso prático de toxicologia aquática
Atividade, oferecida a quaisquer interessados, será realizada no dia 9 de setembro, das 9h às 17h, na unidade I da universidade

10AGO2017|  7:29   - Assessoria de imprensa da Uniara

A graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara promove o “Curso prático de Toxicologia Aquática” no dia 9 de setembro, das 9h às 17h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). A atividade, oferecida a quaisquer interessados, será ministrada pela doutora em Biologia Animal, Juliane Silberschmidt Freitas.

Ela explica que a toxicologia é uma ciência da biologia que estuda efeitos de contaminantes ambientais em organismos biológicos, e conta que, no curso, mostrará “como fazemos ciência com toxicologia, utilizando animais aquáticos como modelos biológicos, que são indicadores desse tipo de contaminação”.

Para a prática, a docente informa que serão utilizados peixes e anfíbios – “no caso, girinos”. “A ideia é mostrar como fazer uma simulação de contaminação ambiental no laboratório e como são feitos esses tipos de pesquisa, além de analisar, por exemplo, como um agrotóxico pode influenciar na biota aquática e como isso interfere no comportamento da diversidade de animais”, detalha.

Segundo Juliane, os participantes também terão a oportunidade de aprender como são feitos testes de comportamento, “ou seja, de que maneira um tóxico influencia no comportamento dos animais, como na natação do peixe e do girino, além de verificar como surgem as anormalidades provocadas por contaminantes, capazes de modificar o sistema endócrino”. “A intenção é fazer a manipulação de toda a atividade no laboratório”, finaliza.

Os tópicos abordados serão: “Conceitos teóricos sobre ecotoxicologia”; “Práticas de toxicologia em laboratório”; “Manipulação de organismos aquáticos (peixes e anfíbios)”; “Experimentos de exposição em laboratório”; “Manipulação de compostos químicos”, e “Análise de biomarcadores: desenvolvimento de girinos, teste de comportamento, anormalidades”.

As inscrições, no valor de R$25,00, devem ser efetuadas na coordenação do curso de Biologia da Uniara, localizada na unidade I da universidade. Outras informações sobre o “Curso prático de Toxicologia Aquática” podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *