Araraquara

Bueno de Andrada deve promover a marca ‘Araraquara 200 Anos’

Bueno de Andrada deve promover a marca ‘Araraquara 200 Anos’
Agricultura familiar se representa com iniciativa de apoio pela prefeitura aos festivais cultural-gastronômicos no meio rural

21JAN2017| 8:39
 Théo Bratfisch

O secretário municipal de Gestão e Finanças, Donizete Simioni, acompanhado do chefe de gabinete, Sinval Alan Ferreira Silva, através de indicação do vereador Édio Lopes ao prefeito Edinho Silva, receberam nesta segunda-feira (20), o presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, Théo Bratfisch. Pela relevância, a pauta da reunião tratou de garantir apoio institucional da prefeitura para a realização dos festivais cultural-gastronômicos, Festival Delícias do Milho em junho e o Festival do Pastel & Caldo de Cana em setembro, juntos os dois eventos devem atrair 90 mil pessoas ao distrito de Bueno de Andrada.

O apoio institucional da prefeitura se refere a captação de recursos à nível estadual junto das empresas locais, instaladas no município, à título de responsabilidade social pelas mesmas, através do programa estadual de incentivo cultural aprovado pelo ProAC-ICMS, ao Festival Delícias do Milho, como também, ao apoio municipal de infraestrutura com serviços públicos para montagens e para segurança pública, aos tradicionais eventos realizados em Bueno de Andrada. A prefeitura não tem recursos para cumprir o calendário oficial de eventos do município e esses eventos estão inseridos no calendário turístico do Estado de São Paulo.

“Os Festivais em Bueno de Andrada viriam promover a marca comemorativa ‘Araraquara 200 Anos’ com referência à valorização da Agricultura Familiar, que seria representada pela iniciativa de apoio oficial da prefeitura aos festivais cultural-gastronômicos no meio rural”, ressaltou, Simioni.

O Festival Delícias do Milho desenvolve com valor agregado toda a cadeia produtiva do milho, produzido com prioridade por agricultores locais que desenvolvem a agricultura familiar no município, para isso, através de parcerias com entidades e instituições importantes, recebem acompanhamento técnico desde o plantio da safrinha do milho verde até a comercialização de comidas típicas na área de alimentação; e a palha do milho se transforma em artesanato local. Este ano devem ser produzidas em torno de 500 mil espigas de milho verde, sendo que 160 mil serão consumidas no evento. A produção excedente é comercializada para toda a região em se tratando de mês festivo. Nada se perde, só existem ganhos, já que são gerados cerca de 250 empregos diretos e renda extra aos participantes do evento.

Realizado com grande sucesso por cinco anos consecutivos, o Festival do Milho promove à população o acesso gratuito ao lazer turístico rural que oferece cultura, shows e gastronomia. “Esses eventos são uma junção de lazer gratuito com shows, cultura e gastronomia que prioriza o desenvolvimento sociocultural e econômico sustentável da população que trabalha com a agricultura familiar no município com prioridade aos três assentamentos rurais, em Bueno de Andrada, Monte Alegre e Bela Vista do Chibarro”, justifica, Théo Bratfisch.

Reunião geral com produtores de milho

 A data da reunião geral com os agricultores para lançamento oficial do plantio safrinha do milho pela agricultura familiar em Araraquara, deve ser anunciada até quarta-feira (22), após o encerramento da reunião operacional da organização dos eventos com os setores municipais para Turismo e Agricultura, através da secretaria municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, já que o plantio escalonado do milho para colheita no início do mês de junho, deve começar impreterivelmente, neste feriado, durante o carnaval.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

One thought on “Bueno de Andrada deve promover a marca ‘Araraquara 200 Anos’

  • Luciano Roberto Fagnani

    Gostaria que ver os agricultores familiares não assentados inseridos nesse projeto também !!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *