Câmara encerra visitas para plano de ocupação da Orla Ferroviária

Câmara encerra visitas para plano de ocupação da Orla Ferroviária

CEE da Câmara encerra visitas técnicas para plano de ocupação da Orla Ferroviária

A Comissão Especial de Estudos (CEE) criada na Câmara Municipal de Araraquara para propor a criação de um plano diretor específico de ocupação da Orla Ferroviária encerrou nesta quinta-feira, dia 11, as visitas técnicas buscando estratégias para área de 1,4 milhão de metros quadrados atualmente ocupada pela ferrovia. O último local visitado foi a oficina de manutenção completa da Rumo Logística Operadora Multimodal S.A (Rumo) empresa responsável pela malha ferroviária, após a fusão com a América Latina Logística (ALL).

Os prédios com 8.400 metros quadrados somente de área construída, fica na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, no fundo do Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR). É o trecho em que motoristas param no semáforo aguardando o teste das locomotivas. O presidente da CEE, vereador Adilson Vital (PV) esteve acompanhado do também membro Donizete Simioni (PT). Já Jair Martineli (PMDB), que ocupou a vaga deixada por Roberval Fraiz (PMDB), não pôde comparecer.

Na visita monitorada pelo técnico em segurança regional, Willian Roberto Mendonça, e o coordenador da oficina, Rodrigo Sorbo, os vereadores conheceram o espaço em que as locomotivas são revisadas e reformadas. Essa área será absorvida pelo município depois da transferência das atividades de abastecimento e manutenção de composições para o pátio ferroviário de Tutóia. Esse projeto está dividido em duas etapas: a primeira é a construção de novo posto de abastecimento e a segunda, a construção da oficina. Não há previsão de início da obra.

Criada em 14 de julho de 2015, a Comissão de Estudos tem como objetivo colaborar para que a cidade saiba como poderá ocupar a área quando os trens deixarem de circular pelo Centro. Agora, a CEE deve se reunir com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e definir equipes de estudos setorizadas para avaliar propostas para a área. Algumas ideias já foram aceitas como a utilização do espaço para prédios públicos, parque linear arborizado e a implantação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) do Jardim das Hortênsias ao Parque Pinheirinho cruzando toda a região central, além de vias de ligação entre o Centro e a Vila Xavier.

Câmara Municipal

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About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

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