Araraquara

Câmara participa de campanha Setembro Amarelo

Câmara participa de campanha Setembro Amarelo
   Iniciativa da Escola do Legislativo promoveu debate sobre doenças mentais no Plenarinho da Casa de Leis 

19:22 |IDNews | 2018SET17  |

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio e a Câmara Municipal de Araraquara também não ficou de fora do “Setembro Amarelo”. Na tarde da segunda-feira (17), foi realizada, pela Escola do Legislativo (EL), a palestra “Compreendendo como a mente funciona”, na qual foram discutidas as principais causas e consequências da ansiedade, depressão e dos pensamentos suicidas.

Ministrado pelo psicólogo Iago Bastos, o colóquio colocou em destaque o fato de que doenças mentais são as que mais afastam os funcionários do trabalho no país. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking das taxas de transtorno de ansiedade no mundo. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas ansiosas e 11,5 milhões diagnosticadas com depressão.

Para o vereador e presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), identificar os mecanismos da mente que ocasionam alterações nos quadros clínicos, bem como encontrar soluções para reduzir o número de acometidos pelas enfermidades, é um trabalho conjunto que deve ser mediado pelo poder público. “Enquanto as doenças mentais continuarem a serem tabu e a acometerem milhões de brasileiros, o poder público deve fomentar a visibilidade do debate e encontrar meios de prestar assistência à população acometida”, ressaltou o parlamentar.

Durante a discussão, Bastos explanou sobre as formas de percepção do mundo e sobre o processo encadeado entre pensar, sentir e agir. Segundo o profissional, o sofrimento é inerente à vida, mas certos pensamentos podem torná-lo frequente e, até mesmo, insuperável, ocasionando ações drásticas, como o suicídio. “O suicídio é ocasionado por um conjunto de pensamentos que são percebidos pelo indivíduo por meio de sintomas fisiológicos e das emoções, como a angustia, a raiva e a tristeza, por exemplo. Todo pensamento que não é baseado na razão, ou seja, que distorce a realidade, pode gerar frustração e sofrimento. Por isso, na terapia é importante entendermos quais crenças são as responsáveis por distorcer a percepção de mundo que o indivíduo tem”, explicou.

Tratamento

Para o especialista, o primeiro passo no tratamento é a ajuda dos amigos e familiares. “O ideal é que a pessoa que está acometida por pensamentos de depreciação sobre si mesma ou outras visões deturpadoras da realidade desabafe com os mais íntimos.”

Em alguns casos, é possível que essa aproximação resolva o problema, porém, em muitas situações, o ideal é a ajuda profissional. Bastos ainda explica que, muitas vezes, as emoções e os sintomas psicológicos podem aparecer antes do problema cognitivo, ou seja, da identificação de pensamentos que desencadeiam as emoções negativas. Por isso, o acompanhamento com um psicólogo e/ou psiquiatra é imprescindível para a detecção de quais pensamentos e situações têm ocasionado o quadro depressivo. Caberá aos profissionais avaliar a necessidade de medicar o paciente. “Para algumas pessoas, apenas a terapia é suficiente. Entretanto, outras necessitam do suporte químico para que o cérebro comece a responder ao tratamento”, finalizou o palestrante.

Confira as fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmsBXBic

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *