Araraquara

Campanha de conscientização busca prevenir crueldade contra os animais 

Campanha de conscientização busca prevenir crueldade contra os animais 

‘Abril Laranja’, proposto pela vereadora Luna Meyer (PDT), foi aprovado durante sessão e segue para sanção na Prefeitura


Mais uma proposta relacionada à causa animal foi aprovada pela Câmara Municipal de Araraquara. De autoria da vereadora Luna Meyer (PDT), o Projeto de Lei nº 94/2021 institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara a campanha de conscientização “Abril Laranja – Mês de Prevenção à Crueldade Animal”.

“Como combatemos a crueldade contra os animais? Mostrando as leis que existem, trazendo esse diálogo, promovendo educação nas escolas. Para alinhar a cidade com o calendário mundial, criamos essa proposta para que aproveitemos o mês de abril para fazermos lives informativas, levando informações à população”, explica a parlamentar.

Segundo Luna, Araraquara está bem servida com a Ouvidora do Bem-Estar Animal, responsável pela fiscalização dos maus tratos, mas muitos não sabem utilizar esse serviço. “Tenho fiscalizado esse serviço de perto, por se tratar de uma das minhas principais pautas, e ele é executado com bastante qualidade”, destaca.

Abril Laranja

Entre os principais objetivos da data estão a promoção de ações que tragam proteção e qualidade de vida aos animais; a divulgação de formas de se denunciar maus tratos a animais; a sensibilização da população de Araraquara sobre a importância da saúde, proteção, direitos dos animais e acerca dos principais tipos de maus tratos através de palestras, seminários e eventos; o estímulo à adoção e à guarda responsável de animais domésticos; o estímulo de campanhas informativas de castração, chipagem e tutela responsável de animais; e a divulgação dos preceitos contidos na Declaração Universal dos Direitos dos Animais da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Além disso, será incentivada a iluminação ou decoração voluntária da parte externa de prédios públicos e privados com decorações, luzes ou faixas na cor laranja durante todo o mês de abril, a título de simbologia, assim como o símbolo do “laço laranja”. Será também incentivado o uso voluntário de laços laranja por servidores municipais e cidadãos de Araraquara como um todo.

Importante destacar que os recursos necessários para atender as despesas com execução da lei serão obtidos mediante doações e campanhas com a população e a iniciativa privada, sem acarretar ônus para o município.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *